Será que somos cidadãos?

Publicado em: 26 de agosto de 2017

Categorias: Assuntos

Visualizações: 1185

Tags:

World

Não devemos ser negligentes, nem preguiçosos. O mundo a nossa volta tem milhões de organismos, cada um fazendo a sua parte, para sobreviver. E parece que o ser humano é o único que procura destruir os seus recursos, que não se preocupa com o futuro, que não tem capacidade para manter a sua própria vida corretamente. Mas será mesmo que o homem não consegue?
Diversas vezes esquecemos de cuidar do que Deus criou, esquecemos até mesmo de Deus em nossas vidas. Mas pequenas atitudes podem fazer a diferença em muitos aspectos em relação ao meio ambiente. Vamos pensar rapidamente em alguns exemplos que podemos fazer:

Lixo

Tudo tem seu lugar, e o lixo também. Se educar separando o lixo, por exemplo, e também não jogar lixo em qualquer lugar. Recicle os materiais, mas não acumule materiais recicláveis de qualquer forma (ao ar livre). Não é bom acumular qualquer tipo de lixo, pois podem resultar em transtornos diversos, como baratas, ratos, escorpião, etc. Muitas doenças podem ser evitadas se o ser humano colaborar. Higiene é fundamental na vida de todos, porque muitas vezes você pode estar prejudicando você mesmo e ainda o seu próximo e a sua família.

Água

Proteger o meio ambiente é necessário. Não desperdiçar, economizar, reaproveitar (por exemplo, utilizar a água da máquina/tanque para lavar o quintal), guardar de maneira certa, bem tampada. A água exposta ao ambiente atrai animais para se alimentar dela, e serve para a reprodução de milhares de insetos.

Aedes Aegypti

É um pernilongo que certamente você já ouviu falar, transmissor da Dengue, Zica, Febre Amarela e Chikungunya. Água parada é um criadouro para esses insetos e isso não pode ocorrer. Verificar a casa é importante e necessário, lembre de evitar deixar vasos de plantas e flores com pratinhos de água. As plantas não necessitam de água o dia todo, portanto, não precisa deixar pratos de água por baixo.

Todas as casas certamente tem ralos, para escoar a água, e a água fica parada em alguns tipos de ralos. É importante verificar os ralos internos e externos, deixar tampado quando possível (uma dica é colocar tela nos ralos), lavar com algum produto de limpeza (cloro/água sanitária, sal de cozinha, detergente, etc).

Lembrar sempre de dar a devida manutenção em tudo o que utiliza água, como vasos sanitários, piscina, caixa d’água, fontes decorativas, aquários, etc. Evitar vazamentos e acúmulo de água, realizar a limpeza adequada, deixar a água limpa tratada (com cloro ou algum outro produto adequado). Se não for usar, não deixe com água. Se for usar, use da maneira certa, deixe tampado e bem tratado.

Fazer uma manutenção geral é uma dica interessante. Limpar de vez em quando inclusive as calhas de chuva e também a bandeja da geladeira (aquela bandeja que fica geralmente na parte de traz, perto do motor). Não se esqueça, faça sempre uma manutenção em todas as coisas.

Animais

Cuide de seus animais, pois eles dependem de você. Se não consegue cuidar, é melhor não ter animais, mas se tiver, cuide bem. Troque a água, alimente, limpe, proteja. Cuide da saúde deles, dê as vacinas, remédios e outras coisas que seu animal precisar. Não maltrate os animais, os animais foram criados por Deus e também devem ser preservados.

Educação

Temos tratado as pessoas com educação? Temos tratado até mesmo as pessoas que batem em nossa porta (vendedores), que nem sequer conhecemos, com educação? Falamos ao menos “Bom Dia”, “Boa Noite”? Será que pelo menos oferecemos um copo de água? Não devemos maltratar as pessoas, todos foram criados à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26-27). Devemos tratar com educação, isso é fundamental para a vida em sociedade. Viva com sabedoria, tome cuidado e lembre-se de demonstrar o amor de Deus, ser exemplo, dar um bom testemunho.

Podemos ver que muitas vezes deixamos de fazer coisas simples que fazem uma diferença enorme na nossa vida e ao nosso redor. Que possamos pensar um pouco, melhorar nossos hábitos, ser exemplo e viver de maneira que agrade a Deus, cuidando do meio ambiente, sendo cidadãos conscientes. Em todas as áreas da nossa vida devemos lembrar e agir para honra e glória de Deus e conforme a sua Palavra em 1ª Coríntios 14:40 diz: “Tudo, porém, seja feito com decência e ordem”.

Post Anterior:
Próximo post: