Dia Internacional da Mulher

Publicado em: 26 de fevereiro de 2017

Categorias: Notícias, SAF, Sem categoria

Visualizações: 3280

OraçãoO dia 08 de março, é uma data especial, pois comemora-se o “Dia Internacional da Mulher”. Sua origem remete a 8 de março de 1857, quando operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade de Nova Iorque (EUA), fizeram uma grande greve, ocupando a fábrica para reivindicarem melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas diárias), equiparação de salários com os homens (elas recebiam até um terço do salário de um homem para executar a mesma tarefa) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com tal violência que as mulheres foram trancadas na fábrica, e depois incendiadas. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas neste ato desumano.

Somente em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. Em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas). Dentre as várias conquistas femininas podemos citar:

  • 1870 – Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina;
  • 1874 – Criada no Japão a primeira escola normal para moças;
  • 1878 – Criada na Rússia uma Universidade Feminina;
  • 1932 – Instituído no Brasil o direito do voto feminino garantindo às mulheres, após muitas discussões e reivindicações, concorrer a cargos eletivos no legislativo e executivo.

A você mulher presbiteriana, os parabéns pelo Dia Internacional da Mulher. Sabemos que as conquistas de nossa igreja se devem também a vocês. Que vocês mulheres presbiterianas tenham: A fé de Sara (Gn 12.1-5); A perseverança de Ana (I Sm 1.1-28); A sabedoria de Débora (Jz 5.7); O amor e a determinação de Rispa (II Sm 21.8-10); A obediência de Maria (Lc 1.38); O coração missionário de Priscila (Rm 16.3-4).

CELEBRAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER NA BELA JERUSALÉM

IMG-20170223-WA0001

Aline Soares da Silva, Psicóloga.

Para celebrar esta data, no próximo dia 12/03, às 9h da manhã, durante a Escola Dominical, teremos uma palestra aqui na Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém. 

Estará conosco nossa irmã em Cristo Aline Soares da Silva, que é Psicóloga, e esposa do Reverendo Daniézer da Silva, pastor da Igreja Presbiteriana de Altinópolis.

O convite a participar desta programação é aberto a todas e a entrada é franca. Participe e convide outras mulheres. A Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém fica na Rua General Câmara, 3427, Jardim Jandaia, Ribeirão Preto, SP.

Parabéns mulheres de aço e de flores por tão precioso dia!