Ícone do site Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém

Os Atributos comunicáveis de Deus

Na ultima semana aprendemos quais são os atributos incomunicáveis de Deus. Agora veremos os atributos comunicáveis, que são aqueles atributos que Deus possui e que tem alguma analogia com os do homem. A difereça está em que em Deus estas qualidades são infinitas e perfeitas, no homem, imperfeito e limitado.

Deus é onisciente. O que isso representa? Este atributo mostra não apenas que Deus possuí conhecimento, mas que Ele possui todo o conhecimento (Hb 4.13). Ele também é bom, porém muito acima do nível de bondade que temos, Ele é perfeitamente e infinitamente bom (Sl 145.8-9). Deus não apenas é amoroso, Deus é amor (1 Jo 4.8), é santo (Os 11.9), justo (Sl 145.17) e verdadeiro (Nm 23.19).

Por fim Deus é Onipotente, não é apenas poderoso, Ele detém todo o poder (lc 1.37) e nada que Ele deseja pode ser frustrado (Mt 19.26).

Quando Moisés perguntou a Deus o que deveria responder se os israelitas perguntassem que Deus enviou ele, qual era o nome Dele, Deus mandou ele responder: diga que EU SOU O QUE SOU (Êx 3.13-14) lhe enviou. E o que isso representa? Esta resposta deixa claro a Moisés que é o único e verdadeiro Deus, que é autoexistente, eterno e o Deus dos seus antepassados. É esse Deus que o estava enviando.

Deus se explica apenas e Si, nada fora Dele pode fazer isso, portanto, quando dizemos que Deus é Deus estamos tentando, de forma muito limitada mostrar que este Deus que servimos é tão grandioso, tão perfeito, tão poderoso e tão majestoso que nada fora Dele pode explicar sua natureza e seus atributos.

Sair da versão mobile