Ícone do site Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém

Deus precisa de um “plano B”?

“A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda decisão.”

Proverbios 16.33

As obras da providência de Deus são a sua maneira muito santa, sábia e poderosa de preservar e governar todas as suas criaturas e todas as ações delas” (Breve Catecismo de Westminster, p. 11). Se a criação do mundo foi um exercício único da energia divina que criou todas as coisas, a providência é um exercício continuado da mesma energia.

Por meio dela o Criador, de acordo com sua própria vontade, preserva todas as criaturas, envolve-se em todos os acontecimentos e dirige todas as coisas aos seus fins determinados. Deus está totalmente no comando do seu mundo. Sua mão pode estar escondida, mas seu governo perfeito abrange todas as coisas. Imagina-se, às vezes, que Deus conhece o futuro, mas não tem controle sobre ele; que ele sustenta o mundo, mas não interfere nele, ou que ele dá ao mundo uma direção geral, mas não se preocupa com detalhes.

A Bíblia, enfaticamente, rejeita todas essas limitações de sua providência. A Bíblia ensina, claramente, o controle providencial de Deus:

Extraido de L. Berkhof, Systematic Theology, 2a edição revista [Grand Rapids: Wm. B. Eerdmans Publishing Co., 1941 ], p. 168).

Sair da versão mobile