Você Vive ou Apenas Sobrevive?

Publicado em: 14 de junho de 2016

Categorias: Devocionais

Visualizações: 3591

Tags:

Diante dessa pergunta, o que respondemos? Vivemos ou Sobrevivemos? Vamos ver a definição dessas palavras para refletir sobre o que isso nos mostra.

Sobreviver é um ato de apenas subsistir, de “permanecer vivo apesar de algo, com condições mínimas de vida”. Viver significa “ter vida ou existência, aproveitar a vida” ou seja, quer dizer algo mais, melhores condições, viver com mais dignidade, com melhores situações e prazeres.

E agora, você vive ou sobrevive?

Para responder a essa pergunta, vamos pensar de uma outra forma. Muitas vezes só analisamos se a nossa vida está boa ou não falando da situação financeira. Mas será que realmente o dinheiro é tão importante assim?

Precisamos saber o que é mais importante, se é ser pobre e ter a paz de Deus, ou ser rico e ter tormentos sem fim?

A nossa definição de viver bem não deve ser baseada em dinheiro, mas sim em Deus. Vivemos bem se estamos em comunhão com Deus, se estamos obedecendo a sua palavra, evangelizando, cumprindo o que a sua Palavra diz.

Se estamos dando ao dinheiro ou a qualquer outra coisa a nossa definição de viver bem estamos agindo de forma errada, lutando em vão, pois estamos nos desviando do caminho de Deus, buscando objetivos errados em nossa vida.

A melhor resposta para essa pergunta seria: Sem Deus eu sobrevivo, Com Deus eu vivo.

João 10:10 diz: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

Na versão A Mensagem, esse texto de João 10:10 diz o seguinte: “Eu vim para que eles tenham uma vida melhor e mais rica que qualquer outra com que tenham sonhado”.

Deus nos dá vida e vida em abundância, e isso temos sempre que lembrar, que Deus é o único caminho que devemos seguir.

Tem uma música, do Oficina g3 (Música “Meu Legado”), que diz o seguinte: “Viver sem nada tendo muito, Melhor que muito sem ter nada, Deus, o meu muito é Você”. Que essa seja uma verdade em cada um, pois precisamos entender que Deus precisa ser o mais importante em nossas vidas, acima de dinheiro, de trabalho, de amigos, entre outras coisas.

Agora vamos pensar novamente na pergunta: Você vive ou sobrevive? Que Deus ajude a todos, e que possamos sempre buscar a Deus como prioridade, para podermos Viver a nossa vida, e não apenas sobreviver.

Para finalizar, há uma frase uma frase de um missionário inglês, que evangeliza na China durante o século XIX, que diz o seguinte:

Há necessidade de nos darmos pela vida do mundo. Uma vida fácil, que a si mesmo não se negue, nunca será poderosa. Produzir frutos exige suportar cruzes. Não há dois cristos: um acomodado para os cristãos acomodados e um que luta e sofre para os cristãos superiores. Há um só Cristo – Hudson Taylor.

E aí, como está a sua vida? Estamos vivendo ou sobrevivendo? Estamos dando a nossa vida pelo mundo? O nosso viver não quer dizer necessariamente luxo, riqueza, mas pelo contrário, se estamos seguindo a Deus com certeza viveremos dias de “lutas” em nossas vidas. Dar a nossa vida pelo mundo é a vida que Deus quer de nós. Não devemos esquecer de evangelizar. Que possamos refletir a cada dia e buscar Deus em nossas vidas.