Siga o Mestre

Publicado em: 12 de novembro de 2018

Categorias: Devocionais

Visualizações: 1463

Tags:

Você já brincou de siga o mestre? É aquela brincadeira na qual é escolhido um mestre e todos devem imitá-lo. Jesus nos convida a imitá-lo em nosso dia-a-dia, de forma que para isso precisamos olhar para ele nas Escrituras e seguir seus passos. Esse versículo tão pequeno funciona no livro de Mateus como um resumo perfeito da atuação de Jesus através de quatro verbos que nos ajudam a enxergá-lo e nos desafia a imitá-lo.

Percorrer: Já vi muitos cristãos dizerem que não fazem nada para a igreja nem para a sociedade porque ninguém o chama para alguma tarefa específica. Ao contrário dessa desculpa, Jesus era dinâmico e se movia, a fim de perceber quais eram as necessidades do povo de Deus. Jesus não ficava parado esperando que o trabalho viesse até ele, mas percorria a cidade e os povoados, indo de casa em casa com a solução para os problemas das pessoas.

Ensinar: Muitos eram tidos como doutos, instruídos e inteligentes nos tempos de Jesus, porém poucos eram vistos como sábios. Jesus Cristo, ao entrar nas sinagogas, carregava consigo autoridade vinda das Escrituras Sagradas. Para imitar Jesus, é preciso ensinar as pessoas a andarem nos propósitos de Deus descritos na Bíblia. Para isso precisamos conhece-la verdadeiramente.

Anunciar: Jesus Cristo pisava em lugares onde a crise assolava e nem os religiosos traziam esperança para aquelas pessoas. Hoje não é diferente, por isso precisamos carregar em nossas bocas e especialmente em nossas vidas a pregação do evangelho do Reino. Precisamos agir como arautos que anunciam a chegada do Rei e seu Reino, e para isso, precisamos realmente acreditar nisso.

Curar: A palavra curar nesse texto pode ser traduzida como cuidar. Esse verbo demonstra que Jesus não é apenas de Palavras, mas coloca a mão na massa. Ao trazer a boa notícia do Evangelho, ele demonstrava com ações que o Reino de Deus realmente está próximo. Devemos ser agentes sociais trazendo à tona os princípios e a realidade do Reino através da Justiça e Solidariedade.

Pronto para seguir o Mestre? Não há nada melhor que uma boa caminhada com o Rei. Mas para isso é preciso um preparo muito maior do que o de qualquer atleta. A única maneira de sermos verdadeiramente cristãos. Tome para si essa missão e se engaje nos Ministérios desta Igreja.