Seja um Encorajador!

Publicado em: 12 de junho de 2021

Categorias: Destaques, Devocionais

Visualizações: 639

Tags:

Leia o texto de: Êxodo 17.8-16

Alguém disse que o desânimo é a mais terrível arma do inimigo. O desânimo rouba a nossa alegria de viver. Ele faz com que enxerguemos a vida em preto e branco. Diante do desânimo podemos nos tornar murmuradores e desistir de nossos sonhos. Em meio ao desânimo não podemos parar no meio do caminho. Devemos confiar no SENHOR como fez o salmista (Salmo 42.11) e cercar-se de encorajadores. A palavra “encorajamento” vem da palavra grega “parakaleo” que significa literalmente “chamar alguém para o seu lado”. “Parakaleo” expressa a ideia de dar atenção ao sofredor, se envolver com o abatido e caminhar lado a lado com o aflito. O “Parakaleo” é um ombro amigo. Vejamos alguns exemplos de encorajamento:

  1. Quando Moisés precisava de encorajamento na batalha contra os amalequitas, encontrou ânimo e apoio em Arão e Ur (Êxodo 17.10-13). 
  2. Quando o medo tomou conta de Saul e do povo de Israel ao serem desafiados pelo gigante Golias, encontraram encorajamento nas palavras e atitudes de Davi (I Samuel 17.24 e 32-37). 
  3. Quando os 10 espias se amedrontaram diante dos gigantes enaquins, encontraram encorajamento nas palavras de Josué e Calebe (Nm 13.31-32; 14.6-9). 
  4. Quando Paulo estava preso em Roma, encontrou encorajamento nas visitas feitas por seu amigo Epafrodito (Filipenses 2.25).
  5. Quando o Senhor Jesus passava pela dor da crucificação, encontrou consolo nas presenças do discípulo amado e das mulheres (João 19.25-27). 

Deus nos chamou para sermos encorajadores. Deus nos chamou para sermos um “parakaleo”, ou seja, aquele que chama o desanimado para o seu lado e diz: “Pode contar comigo. Eu e você estamos juntos nesta luta. Você não irá carregar este fardo sozinho!” Que tal você ligar para alguém que está ausente das atividades da igreja? Ou então visitar um enfermo? O que acha de mandar um bilhete, cartão ou mensagem falando a respeito da importância daquela pessoa em sua vida? Você também pode convidar alguém que está desanimado para ir tomar um cafezinho em sua casa e comer um bolo de fubá depois que passar a pandemia ou ligar para esta pessoa e orar com ela.

Aos desanimados meu desejo é que você recarregue as sua forças no DEUS ETERNO e que encontre pessoas que ajudem você a ter CORAGEM PARA VIVER E ALEGRIA PARA SERVIR!