O Temor do Senhor

Publicado em: 13 de março de 2017

Categorias: Devocionais

Visualizações: 2838

Tags:

Temor do Senhor

Provérbios 1.7

O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.

Há muitos textos bíblicos que tratam a respeito do “temor do SENHOR”.  Ao contrário do que alguns pensam temer a Deus não significa ter medo Dele. Se assim o fosse procuraríamos

procuraríamos nos afastar de Deus e não nos aproximar Dele. O temor a Deus deve nos aproximar mais dele e não nos causar tormento (leia I Jo 4.18). Segundo o pastor batista Russel Sheed, “Os filhos de Deus desconhecem o medo para com o seu Deus, mas o respeitam de maneira tal como filhos respeitam aos seus amados pais”.

Temer a Deus significa respeitá-Lo e reverenciá-Lo. Significa ser grato por Suas misericórdias. Significa também guardar os Seus ensinos com confiança que Ele tem o melhor preparado para aqueles que o amam (Rm 8.28). Vejamos então, por que temer a Deus é tão importante?

1º) Porque o temor a Deus instrui o homem no caminho que deve seguir:

“Ao homem que teme ao Senhor, Ele o instruirá no caminho que deve escolher.” (Sl 25.12). Aquele que teme a Deus tem Nele a fonte principal de prazer e alegria. Reconhecendo isso, Deus, em Sua infinita misericórdia, guia a caminhos de vida àqueles que são Seus discípulos.

2º) Porque o temor a Deus nos leva a conhecê-lo na intimidade:

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; e o conhecimento do Santo é prudência.” (Pv 9.10). Devemos não apenas buscar a sabedoria secular, mas principalmente a sabedoria do SENHOR. O próprio rei Salomão reconheceu isto. Ele afirmou: “Demais, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne. De tudo o que se te ouvido, a suma é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem”. (Ec 12.15)

3º) Porque o temor a Deus é mais importante do que todas as riquezas que o mundo possa oferecer:

“Melhor é o pouco havendo o temor do Senhor, do que um grande tesouro, onde há inquietação.” (Pv 15.16). O temor a Deus traz paz. Dinheiro algum no mundo pode comprar a paz. A paz em Deus independente das circunstâncias adversas.

4º) Porque o temor a Deus traz segurança aos filhos:

“No temor do Senhor tem o homem forte amparo; e isso é refúgio para os seus filhos. O temor do Senhor é fonte de vida, para evitar os laços da morte.” (Pr 14.26-27). Infelizmente, temos visto a cada dia, o envolvimento precoce de adolescentes com o mundo da marginalidade. As drogas crescem assustadoramente. Jovens são ceifados pelo tráfico. Filhos se tornam rebeldes aos pais.

É dever dos pais ensinarem desde a mais tenra idade os filhos a temerem a Deus para que estes escapem dos laços de morte (Dt 6.4-7; Pv 22.6). Que você busque no SENHOR a sabe-doria e tenha uma ótima semana.

Post Anterior:
Próximo post: