O que Deus requer de um Presbítero?

Publicado em: 4 de agosto de 2019

Categorias: Devocionais

Visualizações: 2423

Tags: ,

Hoje, primeiro domingo do mês, celebra-se o dia do presbítero na Igreja Presbiteriana do Brasil. Na Bíblia encontramos dois ofícios importantes: presbíteros e diáconos. Ambos são importantes no ceio da igreja. O presbítero não é mais importante que o diácono, o diácono não é mais importante que o presbítero. Na Bíblia há dois tipos de presbíteros: os presbíteros docentes, que são aqueles que se dedicam ao ensino da Palavra e os presbíteros regentes, que são aqueles que juntamente com o pastor (presbítero docente) se dedicam à liderança e pastoreio da igreja (ver I Tm 5.17 e At 20.28). O presbítero é conhecido na Bíblia também como bispo, supervisor e pastor. Quais são os conselhos que Paulo dá àqueles que desejam ser um bom presbítero?

Paulo afirma que o presbítero deve pastorear o rebanho (At 20.28) – a função do presbítero não é apenas administrar uma igreja, sua função primordial é pastorear o rebanho confiado por Deus a ele. Deve o presbítero visitar, aconselhar, pregar a Palavra, orar com e pelos membros da igreja, encorajar e disciplinar . O presbítero deve ter consciência de que a igreja não é dele, mas do Senhor Jesus, igreja esta que foi comprada pelo Seu precioso sangue.

Paulo afirma que o presbítero deve proteger o rebanho (At 20.29-31) – o conselho de Paulo é vigiai (20.31). Há muitos ventos de doutrinas sendo espalhados em alguns arraiais evangélicos, doutrinas estas que procuram afastar o povo de Deus da verdade. O presbítero deve ser zeloso com o ensino da Palavra e estudá-la.

Paulo afirma que o presbítero deve ser modelo para o rebanho (At 20.28a) – “atendei por vós” é a palavra de Paulo. O presbítero deve não apenas cuidar do rebanho, mas deve cuidar de si mesmo. Deve o presbítero ser fiel no casamento e governar bem seu lar. Deve também o presbítero ser pacificador, hospitaleiro, modesto, temperante e inimigo de bebidas alcoólicas (I Tm 3.1-6). Estes predicados fazem do presbítero um excelente modelo para o rebanho de Deus.