Ícone do site Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém

O Paralítico No Tanque De Betesda

Hoje, vamos analisar a cura do paralítico do tanque de Betesda (João 5:1-16).

Mas o que tem a ver a cura do paralítico comigo?

Sete pontos (descritos por A, B, C, D, E, F e G) muito importantes serão abordados nesta história, vejamos:

1 Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém. 2 Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões.

3 Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos 4 [esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse]. 5 Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. 6 Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado?

7 Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.

8 Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.

9 Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado. 10 Por isso, disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito.

11 Ao que ele lhes respondeu: O mesmo que me curou me disse: Toma o teu leito e anda. 12 Perguntaram-lhe eles: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda? 13 Mas o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, por haver muita gente naquele lugar. 14 Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.

15 O homem retirou-se e disse aos judeus que fora Jesus quem o havia curado. 16 E os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no sábado.

Concluindo, essa história da cura do paralítico nos traz alguns aprendizados. Temos atitude certa ou só reclamamos? Procuramos resolver as coisas ou quando alguma coisa diferente acontece não vemos o lado bom, e só procuramos os “problemas”? Somos acomodados? Somos realmente dependentes de Deus?

Que todos nós possamos sempre nos lembrar dos exemplos bíblicos e agir de acordo com a Palavra de Deus.

Sair da versão mobile