O Outono no Casamento

Publicado em: 24 de outubro de 2020

Categorias: Devocionais

Visualizações: 610

Tags: , , ,

O outono é a estação que marca a transição entre o verão e o inverno. Ele apresenta características das duas estações. São elas: redução de chuvas, mudanças bruscas no tempo e nevoeiros em algumas regiões. Se compararmos a união conjugal à estação do outono, veremos que o casamento que vive esta estação é marcado pela tristeza, apreensão e rejeição por parte de um dos cônjuges ou dos dois. O outono do casamento também é marcado por incertezas e grande preocupação. Neste período o casal vai se afastando pouco a pouco um do outro.

O casal sabe que as coisas não vão bem, mas não sabe como resolver os conflitos. Via de regra, são duas coisas que levam à estação do outono no casamento:

1) Negligência – se no período da primavera ou verão do casamento, quase tudo vai bem e o desejo de ficar um ao lado do outro é grande, no outono do casamento obrigações como o cuidado com os filhos que acaba por deixar o cônjuge em segundo plano, o foco total no trabalho, a rotina, a falta de romantismo e elogios e a falta de tempo para viver momentos alegres como namorar, viajar, ir a um cinema, teatro, etc, minam a satisfação da união.

2) A infidelidade conjugal – é sabido o quanto a traição dói. Ela traz insegurança ao cônjuge traído, sentimentos de baixa autoestima, fracasso e angústia. O cônjuge que trai, pode carregar o sentimento de culpa e dor. É por isso que cinco minutos de prazer não valem a dor gerada pelo adultério. Davi quando adulterou com Bate-Seba ficou ansioso, angustiado e deprimido (Salmo 32, 38, 51).

Se você vive o outono do casamento não deixe a natureza seguir seu curso. Lute pela restauração e alegria do casamento.  Sua união pode voltar à primavera ou verão do casamento. É preciso buscar ajuda em Deus e em conselheiros capacitados. Guarde a frase de Agostinho: “Orarei sabendo que tudo depende de Deus, trabalharei como se tudo dependesse de mim”.