O Nome de Deus deve ser Santificado

Publicado em: 4 de julho de 2019

Categorias: Devocionais

Visualizações: 1606

Tags:

Êxodo 20.7

Na oração do Pai Nosso, o modelo de oração ensinada por Jesus Cristo, vemos que Jesus inclui ali o que o terceiro mandamento exige dos homens: “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome…” (Mateus 6:9). Essa oração é tanto um pedido quanto um compromisso dos servos de Deus de tratar Deus com o respeito, a reverência, o temor e a honra que Ele exige no terceiro mandamento: “Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão…” (Êxodo 20:7).

Mas como podemos cumprir tão grande missão? Pensando e agindo de acordo com o que a Palavra de Deus nos ensina! Santificamos o nome de Deus mantendo um pensamento puro (Fili-penses 4:8); permitindo apenas que palavras úteis e edificantes saiam da nossa boca (Efésios 4:29); tendo o cuidado com nossas vestes, para que a nossa forma de se apresentar ao mundo reflita a santidade de Deus (1 Timóteo 2:9); agindo com bom testemunho perante as pessoas para que elas vejam Deus em nosso bom procedimento (1 Pedro 2:12); servindo a Deus com alegria e boa vontade no trabalho de Sua obra (Efésios 6:7), etc.

Como vimos, santificar o nome de Deus é um grande desafio, uma grande missão a todos nós! É muito fácil tornarmos o nome de Deus em alvo vão (algo vazio, inútil, falso, sem sentido, nulo) quando agimos de forma pecaminosa. Portanto, comecemos hoje, comecemos agora mesmo a resgatar em nossa vida o temor, o respeito, a reverência e a honra que o nome de Deus merece em cada uma de nossas atitudes, seja dentro da igreja, no mundo ou mesmo dentro de nós mesmos!