O Irmão Ciumento

Publicado em: 26 de novembro de 2023

Categorias: Destaques, Devocionais

Visualizações: 145

Tags: , , , , , , , , ,

Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança. Então chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo. Este lhe respondeu: “Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo”. O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar.

Lucas 15.25-31

A parábola que Jesus contou era linda e, como toda linda história, espera-se que termine com “todos foram felizes para sempre”. Mas Jesus não terminou a narrativa com a festa de celebração pelo filho perdido ter voltado para os braços do seu pai. Jesus enfatizou como a natureza humana ainda atrapalhou a harmonia nessa família. 

O irmão mais velho, que respeitou o pai, que trabalhou lado ao lado com ele, ano após ano, volta para casa quando a festa está a todo vapor. E ele fica com raiva, indignação e ciúmes. É tão fácil que esses sentimentos tomem conta do nosso ser: basta olhar para a situação do outro e achá-la injusta. É não compreender o amor do Pai, quando ele é direcionado ao outro. 

Deus amou o mundo que deu o seu filho unigênito. Amou o mundo, os bons e os maus. Ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons, e derrama chuva sobre justos e injustos. Essa é a justiça, é a graça de Deus. 

Como você lida com esses sentimentos em sua família, em seu trabalho, em sua igreja? Você fica com ciúmes quando percebe que o outro está feliz na presença de Deus, sendo abençoado e gozando da alegria do Senhor? Não seja igual ao irmão mais velho do filho pródigo, entre na festa e alegre-se com o amor incondicional de Deus. O desejo dele para você é uma vida abundante, junto com todos os seus filhos. Busque essa vida plena e não fique do lado de fora reclamando. 

Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem. O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. – João 10.9-10 

Retirado de Refeições Diárias – Celebrando a Reconciliação. Editora Ultimato.