Ícone do site Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém

Lembra-te das Tuas Promessas

Leitura recomendada: Salmo 132.1-18

O salmo 132 é o maior dos cânticos de romagem.  Ele fala das promessas feitas a Davi (132.11). O salmo fala do dia em que Salomão trouxe a arca da aliança para o templo. Davi ansiava muito ver o templo construído, mas por ser homem de guerra e ter derramado muito sangue, foi proibido por Deus. O trabalho de construção do templo coube a Salomão. Não sabemos quem é o autor do Salmo 132, mas existe a possibilidade dele ter sido escrito pelo rei Salomão.

Os sete primeiros versículos trazem um apelo aos esforços de Davi.  Davi é conhecido como o homem segundo o coração de Deus (Atos 13.22).  Davi enfrentou grandes lutas e fadigas em prol do nome do Senhor. O salmista recorda das grandes batalhas para conquistar Jerusalém para ser a cidadela do templo (cf. II Sm 5.6-8). Os vv. 3-5 mostram o zelo de Davi para com as coisas do Senhor. Davi não achava justo morar num palácio, enquanto a arca da Aliança, símbolo da presença de Deus, se encontrava numa tenda (tabernáculo)  cf. I Sm 7.2.

No v.4 temos a linda declaração: “não darei sono aos meus olhos e nem repouso às minhas pálpebras.” Este é o retrato de um homem obstinado e zeloso em trazer a arca para Jerusalém e construir um templo para a mesma ficar.  Nos vv.8-10 há a expressão de júbilo pela concretização da construção do templo. Finalmente, a arca da aliança que simbolizava a presença de Deus e Sua glória, achara um local de repouso (132.8). Quando o templo foi terminado o coração do povo se encheu de alegria e a glória do Senhor encheu o templo.

O salmista declara com alegria:Vistam-se de justiça os teus sacerdotes e exultem os teus fieis” (132.9) . Este apelo é feito em nome de Davi. É como se Salomão dissesse: “Não por amor de mim, mas por amor de Davi, meu pai, que foi fiel a Ti.” Por último, há um apelo à fidelidade da descendência de Davi (vv.11-12).  Davi foi o melhor rei de Israel. Neste momento do salmo o ungido é Salomão.  Foi por amor a Davi e não Salomão que Deus abençoou o rei e o Seu povo.

É claro que o rei Davi não esteve isento de falhas, mas ele foi um rei que mesmo diante de seus erros, buscou arrependimento e procurou trilhar os caminhos do Eterno. Os vv.13-18 tratam das bênçãos de ter Deus conosco. Tratam da abundância de mantimento, da provisão aos pobres e da vitória de Davi sobre os inimigos. A arca da Aliança continha três elementos: as tábuas da lei, a vara de Arão que florescera e o Maná que desceu do céu (Hb 9.4). Hoje, o Espírito Santo habita em nós. Somos santuários de Deus (I Co 3.16).Se não fora por Cristo, o descendente de Davi, nenhum de nós teria direito a se achegar a Deus.

Jesus não veio revogar a lei, mas cumpri-la (Mt 5.17). Jesus cumpriu perfeitamente a lei que estava dentro da arca da aliança. Louvado seja Deus pela fidelidade de Suas promessas! Louvado seja Deus porque através de Cristo, temos acesso ao Deus Vivo!

Sair da versão mobile