Ícone do site Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém

E o Verbo se fez Carne

 

Há muito tempo os filósofos discutem sobre o “princípio” do universo. Alguns filósofos antigos diziam que o “princípio” era formado por terra, outros diziam que era água, fogo ou ar. Com o tempo, diminuíram essa questão e passaram a questionar sobre aquilo que deu ação ao universo. Que energia seria tão forte a ponto de fazer funcionar algo tão infinito? Mas quando não conseguiram achar a solução para este problema, passaram a chamar esta energia de “Verbo”.

Foi neste contexto que João, discípulo amado de Jesus Cristo, inspirado pelo Espírito Santo, decidiu escrever acerca de tudo quando viu e viveu. E hoje temos acesso a este evangelho para nos alimentar da mais pura verdade sobre o “princípio” e o “Verbo” de nosso universo.

João começa reafirmando algo que já era dito: “No ‘princípio’ era o ‘Verbo’”. Com isso, com certeza, ele ganhou a atenção de muitos de sua época, pois mostrava sua cultura e entendimento. Logo depois, ele passa a falar sobre o “Verbo”, que estava com Deus. Assim, ele definiu que sua carta tinha intenção de falar sobre religião, mas sem abrir mão de verdades racionais e filosóficas. O “Verbo” tão discutido entre os sábios da época estava face a face com o ser Divino desde antes da fundação do universo. Sen-do assim, o “verbo” é eterno. Então, ele ousou dizer algo que poucos filósofos teriam coragem: O Verbo era Deus. Com isso, ele definiu sua ciência de que o “Verbo”, ainda que distinto de Deus, possuí mesma substância.

O ápice de sua primeira fala termina quando ele afirma que o “Verbo”, tão dis-cutido entre os sábios, se fez carne e habitou entre nós. Assim, João, de forma magnífica, passou a apresentar Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Com isto, consigo aprender pelo menos quatro lições muito importantes:

Não devemos ter medo de falar do evangelho, mesmo entre aqueles que se dizem mais sábios e inteligentes. João teve coragem e ousadia ao pregar o evangelho. E nós? É nosso papel, como igreja, falar a toda criatura sobre nosso Senhor e Salvador, então, não percamos tempo.

Sair da versão mobile