Deus, nosso Porto Seguro

Publicado em: 15 de fevereiro de 2020

Categorias: Devocionais

Visualizações: 1327

Tags:

O livro de II Reis é um livro melancólico. Ele mostra a destruição de dois reinos de Israel. O Reino Norte e o Reino Sul. O final do livro é extremamente triste. Em meio ao caos econômico, político e espiritual, a graça de Deus é apresentada no livro. No cap. 4 1-7, há o relato de uma viúva cujo marido, discípulo do profeta Eliseu, havia falecido. Seu falecimento trouxe dívida à família. O texto diz que o credor chegaria para levar os dois filhos da viúva como pagamento pela dívida.

O desespero e a dor tomaram conta da viúva. Se não bastasse o falecimento do marido, agora ele perderia seus dois filhos. A tragédia parecia conspirar contra a esperança. Consciente de sua necessidade, a viúva age. Primeiro ela busca socorro na pessoa certa. Ela relata seu trágico quadro ao profeta Eliseu, homem de Deus (v.1). Num tempo em que o deus Baal rivalizava com o Deus dos Exércitos, ela faz a melhor escolha e busca socorro no Eterno. A viúva também coloca à disposição de Deus tudo o que possuía. O profeta perguntou a ela o que possuía em casa (4.2). Ela responde que possuía apenas uma botija de azeite.

É desta botija de azeite que Deus opera o milagre. Mas antes de operar o milagre, o profeta pede que ela saísse na vizinhança, pedisse vasilhas emprestadas e fechasse a porta do quarto e juntamente com os filhos enchesse as vasilhas emprestadas. O resultado foi que Deus multiplicou o azeite da viúva, ela pagou a dívida e viveu até o fim da vida com a renda daquela venda.

Como você está hoje? A situação está difícil? Não vê uma luz no fim do túnel? A situação parece caótica? Não sabe como encontrar saída para a crise conjugal? Não sabe como enfrentar a rebeldia dos filhos? Tem enfrentado uma doença terrível e a morte parece conspirar contra as suas esperanças? Não sabe como encontrar saída para a dívida que tira o seu sono?

É hora de buscar socorro no Eterno. O milagre acontece quando parece não haver mais saídas. O segredo da vitória é a obediência. Guarde esta frase para fortalecer sua esperança: Bíblia na mão, pés para trás e joelhos no chão.