Ícone do site Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém

Coração de Pedra

O Livro do Êxodo, nos capítulos dedicados a contar a história das pragas enviadas por Deus para conduzir o seu julgamento ao Egito, menciona que Faraó Endureceu ou teve o seu coração Endurecido por Deus. Mas o que isso exatamente significa? Há três palavras hebraicas para indicar o endurecimento do coração de Faraó nas Sagradas Escrituras.

As 10 pragas no Egito foram um duro golpe de morte em cada divindade egípcia, mas não apenas isso. Foi também uma oportunidade para Faraó e o povo egípcio se quebrantarem e voltar-se para o Deus de Israel. O sofrimento é a pedagogia de Deus para quebrantar o coração endurecido, porém, nem todos se quebrantam perante o Eterno (observe Ap 9.20-21).

Ao enviar as cinco primeiras pragas, vemos na Bíblia que o coração de Faraó é que se endurece”; (cf.Êx 7.22; 8.15; 19; 32; 9.7). Após a sexta praga, a situação se inverte. Vemos que Deus endureceu o coração de Faraó (Êx 9.12; 10.1; 20; 27; 11.10; 14.4; 8; 17) ou o torna pesado, cf. a palavra hebraica “Kabed” encontrada em (Êx 10.1). Esta palavra é uma mensagem de condenação ao poderoso Faraó.

Para os egípcios acostumados às várias divindades de sua mitologia, a mensagem de Deus a Faraó é clara: tornar pesado o coração de Faraó significa não existir mais possibilidade de salvação para o rei do Egito. Hoje, vivemos o chamado período da graça.

É tempo de voltar-se para Deus em arrependimento, lágrimas e súplicas. A mensagem da carta aos Hebreus é clara: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hb 3.8). Tomemos o cuidado de não termos um coração obstinado e rebelde, como foi o de Faraó, que nos afaste do Deus Vivo (Hb 3.12).

Sair da versão mobile