Aprenda a Lidar com as Críticas

Publicado em: 14 de agosto de 2017

Categorias: Devocionais

Visualizações: 1279

Tags:

Critica

1Reis 17.18-24(NTLH)

18 Então ela disse a Elias:
— Homem de Deus, o que o senhor tem contra mim? Será que o senhor veio aqui para fazer com que Deus lembrasse dos meus pecados e assim provocar a morte do meu filho?
19 — Dê-me o seu filho! — disse Elias.
Então pegou o menino dos braços da mãe e o levou para o andar de cima, para o quarto onde estava morando, e o colocou na sua cama.
20 Então orou em voz alta, assim:
— Ó SENHOR, meu Deus, por que fizeste esta coisa tão terrível para esta viúva? Ela me hospedou, e agora tu mataste o filho dela!
21 Aí Elias se deitou em cima do menino três vezes e orou deste modo:
— Ó SENHOR, meu Deus, faze com que esta criança viva de novo!
22 E o SENHOR Deus respondeu à oração de Elias. O menino começou a respirar outra vez e tornou a viver.
23 Elias pegou o menino, e o levou para baixo, para a sua mãe, e disse:
— Veja! O seu filho está vivo!
24 Então ela disse a Elias:
— Agora eu sei que o senhor é um homem de Deus e que Deus realmente fala por meio do senhor!

A crítica nem sempre é bem-vinda. Mesmo se tentando fazer a diferenciação entre a crítica construtiva e negativa ela pode doer. Se não utilizarmos com sabedoria as palavras, elas podem ferir. A crítica dói quando vem de pessoas que amamos e são próximas de nós. A crítica também dói quando pessoas pagam o bem que fazemos com o mal. Foi isso o que aconteceu com o profeta Elias.

Quando chegou em Sarepta, Elias fez o bem a viúva. Num ambiente de morte e miséria, o profeta multiplicou o azeite e a farinha que havia na casa da viúva e salvou a ela e seu filho da morte. Porém, a morte atingiu o filho da viúva e o profeta é duramente criticado por ela (I Rs 17.19). Elias não revidou a crítica com uma crítica ainda maior. O profeta entendeu a dor da viúva, afinal seu filho era o seu bem mais precioso. Elias tratou a crítica da seguinte forma: primeiro ele pediu o filho morto da viúva e tomou-o nos braços.

Depois estendeu-se três vezes sobre o menino, orou ao Senhor e o menino ressuscitou. Finalmente, o profeta devolveu o filho ressuscitado à mãe triste e amargurada e ouviu da pobre viúva lindas palavras: “Nisto conheço agora que tu és homem de Deus e que a palavra do SENHOR na tua boca é verdade” (I Rs 17.24). Você está cansado (a) de ser criticado(a)? Cansado (a) de fazer o bem e não ser reconhecido (a)? Decepcionado (a) com pessoas que tem pago o bem que fez com o mal? Faça como o profeta Elias, não revide e busque a honra que vem de Deus.

Não se esqueça que Deus não é injusto para ficar esquecido de seu trabalho (Hb 6.10). Oro para que você supere as críticas com sabedoria.