Ícone do site Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém

Mais de 166 milhões de Bíblias distribuídas em 2022

Mais de 166,4 milhões de textos da Bíblia foram distribuídos no ano de 2022. São cinco vezes mais do que em 2021, aproximando-se dos números alcançados nos anos anteriores à pandemia. Isso demonstra o interesse contínuo no poder transformador da narrativa bíblica e o compromisso extraordinário das Sociedades Bíblicas em levar a esperança da Palavra de Deus a um mundo ainda em crise.

Os dados são do Relatório de Distribuição das Escrituras em 2022, que acaba de ser divulgado pelas Sociedades Bíblicas Unidas (SBU). O documento mostra ainda que, em 2022, foram distribuídos globalmente 7 milhões de Novos Testamentos, 40% a mais do que em 2021. A maioria dos Novos Testamentos foi distribuída no Hemisfério Sul: 5 milhões na Ásia, seguido pela América Central e do Sul e pela África. O continente africano registrou a distribuição de 1,3 milhão de Novos Testamentos.

Outro número importante é o de downloads de Bíblias, que mantém a tendência de aumento. Em 2022, 28% das Bíblias fornecidas foram baixadas da Internet. Em 2021, foram 21%. Algumas regiões mostram uma demanda maior por downloads das Escrituras do que outras regiões, com a América Central e do Sul liderando com mais de 4,2 milhões de downloads da Bíblia, o que representa 42% dos 10 milhões de downloads globais da Bíblia. Na Europa, duas em cada três Bíblias fornecidas foram baixadas; já na Oceania não passaram de duas para cada 25 Escrituras distribuídas. Na soma total, 166,4 milhões de itens bíblicos foram fornecidos em 2022.

Os números são compilados a partir dos dados anuais de distribuição das Escrituras informados pelas Sociedades Bíblicas em todo o mundo e das exportações de material bíblico, bem como de downloads pela Internet. A Fraternidade das Sociedades Bíblicas Unidas continua sendo uma das maiores tradutoras e distribuidoras de Escrituras do planeta: cerca de 70% das traduções completas da Bíblia no mundo foram fornecidas pelas Sociedades Bíblicas.

Os esforços de distribuição notáveis em 2022 incluem:

Dois mil e vinte e dois também foi um ano eficaz para a distribuição das Escrituras nas comunidades da diáspora. A Sociedade Bíblica do Irã distribuiu na diáspora 75.600 Testamentos depois de não ter conseguido distribuir nenhuma Escritura em 2021, enquanto em 2020 havia conseguido distribuir apenas 9.600.

Mianmar e Paquistão conseguiram recuperar os níveis de distribuição pré-pandêmicos depois de sofrerem um declínio em 2021.

As incertezas econômicas globais continuam a afetar a distribuição bíblica. O aumento dos custos, os atrasos no transporte e os estoques insuficientes significam que a distribuição ainda está em níveis mais baixos do que aqueles pré-pandêmicos. Além disso, em 2022 as Sociedades Bíblicas ainda são afetadas por desafios persistentes na cadeia de suprimentos.

No entanto, os primeiros sinais de recuperação são visíveis, pois tanto a distribuição de textos bíblicos impressos quanto o número de downloads aumentaram em comparação com o ano anterior.

Os dez principais distribuidores da Bíblia

Da mesma forma, no ano passado, quase dois terços (62%) de todas as Bíblias distribuídas em 2022 foram fornecidas pelas Sociedades Bíblicas de dez países. O Brasil lidera a lista de distribuidores com 4,8 milhões de Bíblias. Ele é seguido pelos Estados Unidos (2,6 milhões de Bíblias), Índia (2,5 milhões de Bíblias), Nigéria (2 milhões de Bíblias) e China (1,8 milhão de Bíblias).

Dentre os idiomas de publicação da Bíblia, os 10 maiores seguem sendo:

Com informações da Sociedade Bíblica do Brasil

Sair da versão mobile