APMT Realiza Encontro de Missionários da Base Europa

Publicado em: 23 de julho de 2022

Categorias: Destaques, Notícias

Visualizações: 175

Tags: , , ,

Por Reverendo Marcos Azevedo e Marcos Más

Com o tema abordando a Espiritualidade Bíblica e seus impactos na vida do missionário, o Encontro dos Missionários da Base Europa foi um grande sucesso. Ele aconteceu na França, na cidade de Sète, em um Centro protestante de férias, entre os dias 4 a 8 de julho, com muito espaço para as crianças e adultos, com uma programação especial voltada para crianças e jovens, visando pastorear as próximas gerações de missionários no velho Continente. 86 pessoas estavam presentes.

A Diretoria da Agência Presbiteriana de Missões Transculturais (APMT) estava presente em sua totalidade, não apenas apoiando o evento, mas também realizando diversas reuniões com os missionários e trazendo discussões pertinentes sobre o avanço da obra missionária em contexto europeu. O evento contou também com a presença do missionário Rev. Cácio Evangelista Silva, como preletor oficial. Ele é coordenador de projetos de nossa Agência.

O tema de nosso Encontro foi abordado com graça, sabedoria e poder, pelo Rev. Cácio. Em uma das conferências, o texto de Atos 20.28 foi trabalhado com muita pertinência. “Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho no qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue” (Atos 20.28). A mordomia pessoal, familiar e ministerial foram temas destacados como marcas profundas de nossa espiritualidade e que podem nessa ordem, exercer um impacto tremendo sobre nossas vidas.

Em função das muitas e diversas necessidades, o missionário precisa atentar para aquilo que é essencialmente prioritário em seu projeto, atuando com seriedade e assertividade a fim de que, sob a orientação do Espírito, Jesus Cristo seja anunciado e vidas venham confessá-lo como Senhor e Salvador, esclareceu também nosso preletor.

A Europa tornou-se um imenso campo missionário. Ela precisa ser (re)evangelizada. Em gerações passadas, centenas de missionários foram enviados ao redor do mundo. Em tempos mais antigos, nosso reformador João Calvino enviou missionários ao Brasil. O velho Continente conheceu muitos e poderosos avivamentos. Mas terra que não evangeliza, torna-se campo a ser evangelizado. Eis uma grande oportunidade: uma porta bem escancarada para fazer missões e a nossa Agência missionária não tem perdido tempo. Bendito seja Deus!

Deus tem, através de seu Santo Espírito, levantado homens e mulheres para esse enorme e importante trabalho. Encontramos missionários de várias denominações semeando a Palavra em campos europeus. A Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), através da APMT, tem participado desse movimento missionário. Ela tem atuado na plantação de novas igrejas e da denominação presbiteriana, trabalhado na revitalização de igrejas em parceria com igrejas irmãs. Tem desenvolvido também diversos trabalhos na área social, com destaque para o leste Europeu, bem como projetos para refugiados do Oriente Médio e outras partes do mundo.

Nesse sentido, a Agência Presbiteriana de Missões Transculturais tomou a sábia decisão de expandir sua visão missionária nos próximos anos (2022-2032) para vários outros países ao redor do planeta, além de solidificar todos os trabalhos já existentes. Aqui pela Europa, os países prioritários serão: Itália, Montenegro, Romênia, Macedônia, Grécia, Kosovo, Bósnia, Croácia, Sérvia e Bulgária. Percebemos claramente um olhar para o leste Europeu, incluindo os Balcãs.

Nossa oração é no sentido de que nossas igrejas locais sejam cada vez mais despertadas para a obra missionária, tanto em contexto nacional quanto transcultural, mesmo em nossa pátria, cheia de outras culturais. Que o sopro ardente do Espírito Santo alcance nossos corações, para que façamos discípulos de todas as tribos, povos e raças. Amém!

Via APMT – Agência Presbiteriana de Missões Transculturais