DIP 2017: Juntos Pela África

Publicado em: 7 de junho de 2017

Categorias: Notícias

Visualizações: 1475

Tags:

Dip

O Domingo da Igreja Perseguida (DIP) é um dia de intercessão pelos cristãos perseguidos ao redor do mundo. Igrejas do Brasil inteiro dispõem seus cultos ou partes deles para fazer algo em prol de quem é perseguido por amor a Cristo. Estima-se que, atualmente, cerca de 215 milhões de cristãos enfrentam algum tipo de hostilidade.O evento idealizado pelo Irmão André, fundador da Portas Abertas, acontece no Brasil desde 1988 e tem os objetivos de, primeiro, servir os cristãos perseguidos em oração, segundo, conscientizar a igreja brasileira a respeito da perseguição religiosa.

A data em si varia de ano a ano, pois é marcada no domingo depois domingo depois do Pentecostes. Esse critério foi adotado porque o relato bíblico de Atos 4 marca o início da perseguição aos cristãos logo após a descida do Espírito Santo, com a prisão de Pedro e João. Simbolicamente, portanto, podemos dizer que essa foi a “fundação” da Igreja Perseguida. Neste ano de 2017, a data será 11 de junho, com o tema Juntos pela África.

Os cristãos da África enfrentam uma das piores perseguições de sua história. Principalmente em alguns países da África Subsaariana: Eritreia, Etiópia, Mali, Níger, Nigéria, Quênia, República Centro-Africana, Somália, Sudão e Tanzânia. Neste DIP, juntos faremos mais pelos nossos irmãos dessa região. O continente africano tem enfrentado levantes violentos contra cristãos nos últimos anos. A militância islâmica radical na África é parte de uma corrente ideológica global. A longo dos últimos anos, grupos inspirados no Estado Islâmico (EI) invadiram várias vilas e aldeias de cristãos que foram hostilizados, mas não negaram sua fé. Esses grupos radicais sustentam a mesma ideologia e prática do EI e, em sua maioria, já declararam fidelidade ao Estado Islâmico. Uma das prioridades da Portas Abertas é preparar a igreja africana para a onda de perseguição extremista que está por vir.

Neste Domingo, 11 de Junho, a Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém também participará deste evento em favor de nossos irmãos africanos, no qual rogaremos o seu fortalecimento espiritual. Participe!