Dia da Bíblia

Publicado em: 11 de dezembro de 2021

Categorias: Destaques, Notícias

Visualizações: 774

Tags: , ,

De acordo com a Sociedade Bíblica do Brasil, o dia da bíblia surgiu em 1549, quando um bispo chamado Cranmer, que vivia na Grã-Bretanha, incluiu no livro de orações do rei Eduardo VI, um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do livro Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo do advento. (O Advento é celebrado nos quatro domingos que antecedem ao natal). Foi assim que o segundo domingo de dezembro se tornou o Dia da Bíblia.

Hoje, o dia da bíblia é comemorado em cerca de 60 países. Em alguns desses países a data é celebrada no segundo domingo de setembro, numa homenagem ao trabalho de Jerônimo, tradutor da Vulgata Latina, conhecida tradução da bíblia para o latim.

No Brasil o dia começou a ser celebrado pelos primeiros missionários evangélicos que, oriundos da Europa e dos Estados Unidos, a partir de 1850, aqui vieram para semear a Palavra de Deus. Durante o período do império, a liberdade religiosa era restrita e impedia as manifestações públicas dos evangélicos. Mas por volta de 1880, esta liberdade foi crescendo e o movimento evangélico, juntamente com o dia da bíblia, foi se popularizando.

Pouco a pouco as diversas denominações evangélicas institucionalizaram a tradição do dia da bíblia, que ganhou ainda mais força com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948. E em dezembro deste mesmo ano, houve uma das primeiras manifestações públicas do dia da bíblia, em São Paulo, no monumento do Ipiranga. Hoje as comemorações, fixadas no segundo domingo de dezembro, mobilizam milhares de cristãos em todo o Brasil. Em alguns estados e vários municípios, o Dia da Bíblia é data oficial.

Vamos louvar a Deus pela sua Palavra e aplica-la a nossa vida, pois: “toda a Escritura, divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” (II Timoteo 3.16-17)

CURIOSIDADES DA BÍBLIA EM PORTUGUÊS

Quantos capítulos e quantos versículos a Bíblia possui ?

R: 1.189 capítulos e 31.102 versículos.

Quantas palavras a Bíblia contêm aproximadamente ?

R: 773.693 palavras.

Quantas letras a Bíblia contêm aproximadamente ?

R: 3.566.480 letras.

Qual o maior livro da Bíblia ?

R: Salmos (possui 150 capítulos).

Qual o menor capítulo da Bíblia ?

R: Salmo 117 (possui 2 versículos).

Qual o maior capítulo da Bíblia ?

R: Salmo 119 (possui 176 versículos).

Qual o menor livro da Bíblia ?

R: II João (possui somente 13 versículos).

Qual o menor versículo da Bíblia ?

R: Êxodo 20.13 (possui 10 letras).

Qual o maior versículo da Bíblia ?

R: Ester 8-9 (possui 415 caracteres).

Quais os livros da Bíblia que tem apenas 1 capítulo ?

R: Obadias, Filemom, II João, III João e Judas.

Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação ?

R: Lamentações, Jonas e Naum.

Em quais os livros da Bíblia não encontramos a palavra Deus ?

R: Ester e Cantares de Salomão.

Extraído da página da UPH, no site da IPB