Cristãos da Zâmbia ouvem a Bíblia em seu idioma nativa pela primeira vez

Publicado em: 15 de setembro de 2022

Categorias: Destaques, Notícias

Visualizações: 113

Tags: , , ,

A Wycliffe Associates é líder no esforço para encontrar novas e mais rápidas maneiras de levar as escrituras para todos os cantos do mundo, e tem feito parcerias com igrejas em países distantes, tendo como resultado uma explosão de mudanças de vida. Segundo a CBN News, há mais de 5.000 pessoas trabalhando na Zâmbia agora, traduzindo a Bíblia em 20 línguas nativas, o país é conhecido por suas vastas paisagens, safáris e Victoria Falls, sendo também chamado de “segredo mais bem guardado da África”.

Neste sentido, a Zâmbia está sendo palco de outra história, enquanto homens e mulheres se encontram diariamente para traduzir a Bíblia para as línguas que falam. Desta forma, o bispo Henry Mumba, que está ajudando a liderar o trabalho da tradução da igreja em Mansa, conta que sobre sua primeira memória da Bíblia, através do trabalho missionário. “Meu pastor era missionário de outro país. E ele veio para esta cidade e quando eles pregaram o Evangelho para mim o primeiro verso que eu conhecia era João 3:16, ‘Por Deus amar tanto o mundo, que Ele deu ao Seu único filho que quem acredita nele não deve perecer, mas ter vida eterna”, explicou.

Sendo assim, é  estimado que existam pelo menos 7.000 línguas faladas ao redor do mundo. Menos de 800 dessas línguas têm a Bíblia totalmente traduzida, tanto antigo quanto novo testamento, deixando milhares ainda precisando de tradução, muitos deles no continente africano, em lugares de difícil acesso. Recentemente, frequentadores da igreja em Mansa, Zâmbia, estavam lendo e ouvindo o Novo Testamento em Aushi, sua língua materna, pela primeira vez. Depois da leitura houve dança, e Mumba fala sobre a experiência. “É como se Deus estivesse falando nossa língua”, disse Mumba, que após ouvir a Bíblia pela primeira vez aos 19 anos, agora a lê pela primeira vez em sua língua nativa, aos 58 anos.

Via Gospel Prime