Os Atributos comunicáveis de Deus

Publicado em: 4 de julho de 2019

Categorias: Estudos de Quinta Feira

Visualizações: 2902

Tags: ,

Na ultima semana aprendemos quais são os atributos incomunicáveis de Deus. Agora veremos os atributos comunicáveis, que são aqueles atributos que Deus possui e que tem alguma analogia com os do homem. A difereça está em que em Deus estas qualidades são infinitas e perfeitas, no homem, imperfeito e limitado.

Deus é onisciente. O que isso representa? Este atributo mostra não apenas que Deus possuí conhecimento, mas que Ele possui todo o conhecimento (Hb 4.13). Ele também é bom, porém muito acima do nível de bondade que temos, Ele é perfeitamente e infinitamente bom (Sl 145.8-9). Deus não apenas é amoroso, Deus é amor (1 Jo 4.8), é santo (Os 11.9), justo (Sl 145.17) e verdadeiro (Nm 23.19).

Por fim Deus é Onipotente, não é apenas poderoso, Ele detém todo o poder (lc 1.37) e nada que Ele deseja pode ser frustrado (Mt 19.26).

Quando Moisés perguntou a Deus o que deveria responder se os israelitas perguntassem que Deus enviou ele, qual era o nome Dele, Deus mandou ele responder: diga que EU SOU O QUE SOU (Êx 3.13-14) lhe enviou. E o que isso representa? Esta resposta deixa claro a Moisés que é o único e verdadeiro Deus, que é autoexistente, eterno e o Deus dos seus antepassados. É esse Deus que o estava enviando.

Deus se explica apenas e Si, nada fora Dele pode fazer isso, portanto, quando dizemos que Deus é Deus estamos tentando, de forma muito limitada mostrar que este Deus que servimos é tão grandioso, tão perfeito, tão poderoso e tão majestoso que nada fora Dele pode explicar sua natureza e seus atributos.