A Visão do Trono de Deus

Publicado em: 4 de setembro de 2021

Categorias: Destaques, Estudos de Quinta Feira

Visualizações: 601

Tags: ,

Leia Apocalipse 4.1-11

O cap. 4.1-11 relata a visão do trono de Deus. Já o capítulo 5 relata a visão do livro selado e do Cordeiro. João vê uma porta no céu aberta, ouve a primeira voz como de trombeta dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas cousas. (4.1). Em espírito, João vê um trono e nele, alguém sentado (4.2). João tem a visão de Deus. Esta visão excede sua compreensão e ele a descreve com figuras de pedras preciosas, lembrando Seu poder e glória (4.3).  

Ao redor do trono há 24 anciãos (4.4). Quem são os 24 anciãos?  Eles são seres angelicais, chamados de anciãos por causa de sua sabedoria. O número 24 representa as 12 tribos de Israel (povo da Antiga Aliança), mais 12 apóstolos (povo da Nova Aliança), simbolizando o povo de Deus de todas as épocas. Observe que ao redor do trono saem relâmpagos, vozes e trovões (4.5). Esta cena é semelhante à revelação de Deus no Monte Sinai (Êx 19.16-19) e nos mostra que Aquele que está assentado no trono tem todo o poder e autoridade. Ao redor do trono João vê 4 seres viventes.

Quem sãos os 4 seres viventes (4.6-7)? Estas criaturas também são seres angelicais e simbolizam a criação de Deus e são relacionadas à aliança de Deus com Noé (Gn 9.9-10). Estes quatro seres viventes são semelhantes aos serafins de Is 6 e os querubins de Ez 1 e 10. Na visão de João, diuturnamente, os quatro seres viventes adoram a Deus, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo Poderoso, aquele que era, que é, e que há de vir (4.8).

Esta proclamação é semelhante à adoração encontrada em Is 6.3. Semelhantemente aos quatro seres viventes, encontramos os 24 anciãos também adorando a Deus (4.9-11). Se observarmos o Apocalipse, veremos que ele cita muitas passagens do Velho Testamento. São mais de 400 passagens! Os capítulos 4 e 5 funcionam no livro como um interlúdio não apenas para mostrar as grandezas de Deus e do SENHOR JESUS, mas para preparar seus leitores para as coisas que acontecerão no porvir (a abertura dos selos, as trombetas, os flagelos, a derrota do anticristo, satanás e o falso profeta, e a vitória do SENHOR JESUS e Seus servos fieis).