A Natureza do Homem

Publicado em: 28 de setembro de 2019

Categorias: Estudos de Quinta Feira

Visualizações: 2171

Tags: ,

Falando do homem em seu estado original, quais seriam os elementos que compõem a natureza humana? Do que somos feito? Existem duas opiniões principais em relação a quantidade de elementos que constituem a natureza do homem. A primeira é a DICOTOMIA, nesta teoria o homem é composto por CORPO e ALMA (ou espírito). A segunda é a TRICOTOMIA, o homem é composto por CORPO e ALMA e ESPÍRITO. Vejamos um pouco mais acerca de cada uma.

TRICOTOMIA

Este conceito surgiu de ramos filosóficos gregos. Os filósofos gregos separavam a natureza do homem em animal, racional e sua natureza física. Este ramo se apoia principalmente nos textos de 1 Tessalonicences 5:23 e Hebreus 4:12.

Todavia grandes teólogos afirmam que Paulo não estava apresentando que o homem possui corpo, alma e espírito, mas apresentando aspectos diferentes que o homem possui. Essas falas têm por objetivo deixar claro que o homem seria visto como um todo. Em Hebreus, ao se falar de separar alma e espírito, é apresentado, na verdade, que Deus separa pensamentos e propósitos do coração humano.

DICOTOMIA

Passagens com Romanos 8.10; 1 Coríntios 5:5; Mateus 10.28 deixam claro que o homem é composto de corpo e alma e que, no sentido Bíblico, os termos “alma” e “espírito” têm o mesmo sentido no que se refere ao homem possuir uma única substância espiritual.

ALMA

A alma, essência espiritual do homem também é alvo de controvérsias teológicas. Existem três teorias acerca da alma: PREEXISTENCIALISMO, TRADUCIANISMO e CRIACIONISMO.

PREEXISTENCIALISMO

As almas já existiam antes do homem carnal e eles a recebem ao serem concebidos.

TRADUCIANISMO

As almas são propagadas juntamente com o corpo na geração, portanto, transmitidas pelos pais. Com isso seria necessário afirmar que os pais são criadores da alma da criança ou que eles podem dividir sua alma com seus filhos. Porém sabe-se que a alma não pode ser dividida.

Esta teoria cria um segundo problema: Se o filho compartilha a alma do pai ou mesmo deriva dela, como afirmar que Jesus nunca pecou se sua alma advém de Maria, sua mãe, que foi uma pecadora (Romanos 5:12)?

CRIACIONISMO

Por fim, a única teoria que pode ser aceita é a do criacionismo. A alma é uma criação individual e imediata de Deus que a cria especialmente para cada indivíduo. Quando ela é criada? Bem, isso não pode ser determinado com precisão. Supõe-se, também, que a alma é criada pura mas antes mesmo do homem nascer sua alma se torna pecadora pelo contato com a humanidade decaída.