Ícone do site Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém

O Segundo e o Quinto Selo

Estude o Texto de Apocalipse 6.1-10

Apocalipse 6 tem seus paralelos com Mt 24 e Mc 13.  Estas passagens retratam a fome, guerras, perseguições e matanças. Já vimos que o primeiro selo aberto, o cavalo branco, simboliza a imagem de Jesus Cristo, porque o branco no Apocalipse é associado a Cristo (cf. Ap 19.11-14). O segundo selo, o cavalo vermelho, representa a guerra. Este texto tem seu paralelo com Zacarias 1.8; 6.2.

O arco apresentado no primeiro selo (6.2) é substituído pela espada no segundo selo (6.4). A espada simboliza a guerra na Bíblia (cf. Mt 10.34). Se o branco no Apocalipse está associado com Cristo, o vermelho está associado com coisas más (cf. 12.3; 17.3). Durante a primeira guerra mundial tivemos 30 milhões de mortos, já durante a segunda guerra foram 60 milhões de mortos.

Russel Norman Champlin, em seu comentário, acredita que este selo representa a terceira guerra mundial. Este segundo selo representa também a perseguição sobre os cristãos em todos os séculos. Sempre houve tentativas para barrar o crescimento do evangelho. Verdadeiras carnificinas foram e ainda são promovidas para impedir o avanço do evangelho. Acredita-se que nos três primeiros séculos entre 100.000 a 200.000 cristãos foram mortos por sua fidelidade a Cristo.

Os judeus perseguiram os cristãos (At 17.6), os romanos perseguiram os cristãos (Ap 1.9), a cruel inquisição da Igreja Católica promoveu perseguições intensas. Tanto que em 1229, no Concílio de Tolouse na França, determinou-se o seguinte: “Proibimos os leigos de possuírem o Velho e o Novo Testamento… Proibimos ainda mais severamente que estes livros sejam possuídos no vernáculo popular. As casas, os mais humildes lugares de esconderijo, e mesmo os retiros subterrâneos de homens condenados por possuírem as Escrituras devem ser inteiramente destruídos.”

Os pré-reformadores e reformadores foram perseguidos e hoje há uma perseguição insana dos extremistas islâmicos com o propósito de acabar com o cristianismo. Houve também perseguição aos cristãos pelos nazistas, comunistas e também os radicais hindus têm perseguido com extrema violência os cristãos. O quinto selo reforça a idéia da perseguição religiosa (Ap 6.9-11).

Na visão do apóstolo João, ele tem um vislumbre das almas daqueles que tinham sido mortos por causa da Palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam (6.9). O quinto selo mostra que onde Cristo e Sua Palavra são anunciados, as guerras, conflitos e oposições acontecem. É por isso que as almas daqueles que foram mortos por causa da Palavra de Deus e o testemunho que sustentavam clamavam por justiça (6.10).

Jesus não mascara a questão do sofrimento. Ele pede paciência aos Seus servos e mostra que ainda haveria mais mártires antes da Sua antes de Sua segunda vinda (6.11). Oremos pelos cristãos que sofrem com perseguições por causa de sua fé.

Sair da versão mobile