O Segundo e o Quinto Selo

Publicado em: 26 de setembro de 2021

Categorias: Destaques, Estudos de Quinta Feira

Visualizações: 354

Tags: , , ,

Estude o Texto de Apocalipse 6.1-10

Apocalipse 6 tem seus paralelos com Mt 24 e Mc 13.  Estas passagens retratam a fome, guerras, perseguições e matanças. Já vimos que o primeiro selo aberto, o cavalo branco, simboliza a imagem de Jesus Cristo, porque o branco no Apocalipse é associado a Cristo (cf. Ap 19.11-14). O segundo selo, o cavalo vermelho, representa a guerra. Este texto tem seu paralelo com Zacarias 1.8; 6.2.

O arco apresentado no primeiro selo (6.2) é substituído pela espada no segundo selo (6.4). A espada simboliza a guerra na Bíblia (cf. Mt 10.34). Se o branco no Apocalipse está associado com Cristo, o vermelho está associado com coisas más (cf. 12.3; 17.3). Durante a primeira guerra mundial tivemos 30 milhões de mortos, já durante a segunda guerra foram 60 milhões de mortos.

Russel Norman Champlin, em seu comentário, acredita que este selo representa a terceira guerra mundial. Este segundo selo representa também a perseguição sobre os cristãos em todos os séculos. Sempre houve tentativas para barrar o crescimento do evangelho. Verdadeiras carnificinas foram e ainda são promovidas para impedir o avanço do evangelho. Acredita-se que nos três primeiros séculos entre 100.000 a 200.000 cristãos foram mortos por sua fidelidade a Cristo.

Os judeus perseguiram os cristãos (At 17.6), os romanos perseguiram os cristãos (Ap 1.9), a cruel inquisição da Igreja Católica promoveu perseguições intensas. Tanto que em 1229, no Concílio de Tolouse na França, determinou-se o seguinte: “Proibimos os leigos de possuírem o Velho e o Novo Testamento… Proibimos ainda mais severamente que estes livros sejam possuídos no vernáculo popular. As casas, os mais humildes lugares de esconderijo, e mesmo os retiros subterrâneos de homens condenados por possuírem as Escrituras devem ser inteiramente destruídos.”

Os pré-reformadores e reformadores foram perseguidos e hoje há uma perseguição insana dos extremistas islâmicos com o propósito de acabar com o cristianismo. Houve também perseguição aos cristãos pelos nazistas, comunistas e também os radicais hindus têm perseguido com extrema violência os cristãos. O quinto selo reforça a idéia da perseguição religiosa (Ap 6.9-11).

Na visão do apóstolo João, ele tem um vislumbre das almas daqueles que tinham sido mortos por causa da Palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam (6.9). O quinto selo mostra que onde Cristo e Sua Palavra são anunciados, as guerras, conflitos e oposições acontecem. É por isso que as almas daqueles que foram mortos por causa da Palavra de Deus e o testemunho que sustentavam clamavam por justiça (6.10).

Jesus não mascara a questão do sofrimento. Ele pede paciência aos Seus servos e mostra que ainda haveria mais mártires antes da Sua antes de Sua segunda vinda (6.11). Oremos pelos cristãos que sofrem com perseguições por causa de sua fé.

Post Anterior:
Próximo post: