A Criação do Mundo Material

Publicado em: 12 de setembro de 2019

Categorias: Estudos de Quinta Feira

Visualizações: 2301

Tags: ,

Vemos em Gênesis 1 que Deus criou os céus (coisas invisíveis, mundo espiritual) e a terra (coisas visíveis, mundo material), vemos, também, na Bíblia que esta criação ocorreu em seis dias. Muitos afirmam que os dias ali apresentados seriam apenas um padrão de duração e intervalo entre as criações, ou seja, que este tempo seria diferente do que entendemos dias terrestres (dias com 24 horas), porém, cremos que a Bíblia nos apresenta um relato literal de tempo, que Deus criou tudo o que existe em apenas seis dias terrestres, 144 horas. E o fato de tudo o que existe com tamanha complexidade ter sido criado em um intervalo tão reduzido é mais um indicativo da grandiosidade e majestade do nosso Criador.

Entrando especificamente na criação, vejamos o que Deus criou em cada dia:

Dia 1: Foi criado a diferenciação entre luz e trevas (dia e noite), não estamos falando dos portadores de luz (sol e estrelas) e sim das luzes (conceito). Gn 1:3-5.

Dia 2: Estabelecimento do firmamento, dividindo as águas em duas (oceanos e nuvens). Gn 1:6-7.

Dia 3: Separa mar e terra seca, além da vegetação e suas espécies. Gn 1:9-13.

Dia 4: Criou-se os lumiares (sol, estrelas, lua) para separarem dia e noite, condições atmosféricas, estações do ano etc. Gn 1:14-19.

Dia 5: Criou-se todos os animais e suas espécies. Gn 1:20-23.

Dia 6: Deus cria os homens, sendo o corpo do pó da terra e a alma uma criação imediata de Deus. Gn 1:26-31.

Dia 7: Deus descansou, não no sentido humano do descanso (recuperar-se do cansaço, pois Deus não se cansa), mas cessou-se de criar e contemplou sua criação. Gn 2:1-4.

Nós, cristãos, que cremos na criação do mundo como a Bíblia a apresenta somos chamados de criacionistas, ou seja, acreditamos que Deus criou o universo e tudo o que nele há.

A maioria dos cientistas acreditam na chamada Evolução naturalística. Esta teoria defende que tudo surgiu da mesma origem, do inorgânico para orgânico, do caos a ordem, do nada para tudo o que temos hoje. Esta teoria é conflitante com a Bíblia pois elimina Deus da equação. Aqueles que defendem esta teoria são chamados de evolucionistas.

Existe ainda uma linha de pensamento que acredita que Deus não intervém miraculosamente nas coisas, exceto quando absolutamente necessário. Nesta teoria Deus criou o mundo por um processo de desenvolvimento natural. Esta teoria é chamada de Evolução teísta e claramente é equivocada pois Deus criou tudo por meio da sua determinação e agiu de forma sobrenatural em todos os detalhes da Criação, desde a menor de todas as estruturas até na vastidão do universo.

Post Anterior:
Próximo post: