Você não Precisa Levar seus Fardos Sozinho

Publicado em: 8 de novembro de 2018

Categorias: Estudos de Quinta Feira

Visualizações: 2011

Tags: ,

O dicionário define fardo como “aquilo que pesa, que é difícil de carregar, de suportar”. De fato, temos muitas coisas em nossas vidas que se transformam em fardos. Umas mais leves, outras mais pesadas. Fardos a carregar na família, no trabalho, nos estudos, na vida espiritual, fardos que nascem em nosso próprio interior. O fato é que todos nós carregamos certos fardos que fazem parte da nossa vida. Carregá-los é algo inevitável!

Às vezes achamos que carregamos esses fardos sozinhos como o salmista: “Até quando, SENHOR? Esquecer-te-ás de mim para sempre? Até quando ocultarás de mim o rosto?” (Salmos 13:1). O salmista achava que estava sozinho, que Deus havia se esquecido dele. Felizmente ele muda sua postura a tempo de ver o seu grande engano (Salmos 13:5). No entanto, sabemos que não é bem assim, não estamos carregando nossos fardos sozinhos. O salmista mais equilibrado observa bem os fatos: “Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo!” (Salmos 68:19). Existe um Deus que leva os nossos fardos! Não estamos levando-os sozinhos. Apesar de muitas vezes sermos enganados pela nossa falta de fé, lá está Deus nos ajudando.

Mas é importante saber que o fato de Deus nos ajudar a levar os nossos fardos não significa que podemos colocar os pés para cima e não fazer nada. Deus nos ajuda a levar os nossos fardos, mas não faz a parte que cabe a nós nesse trabalho. Foi isso que Ele ensinou ao profeta Isaías: “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (Isaías 41:10).