Os vários tipos de Suicídio e suas implicações

Publicado em: 17 de janeiro de 2019

Categorias: Estudos de Quinta Feira

Visualizações: 1436

Tags: ,

O suicídio pode ser motivado por várias causas. Existe o suicídio motivado por pressões exteriores. Neste caso o indivíduo comete o suicídio por dívidas financeiras, falência, doenças gravíssimas ou problemas com a justiça. Existe também o suicídio vingativo que é aquele motivado pelo desejo de punir alguém. Há pessoas que cometem o suicídio motivado pelo desejo de machucar um namorado ou namorada que rompeu o namoro. Há também o desejo de ferir emocionalmente um familiar ou cônjuge opressor. Existe também o suicídio motivado por depressões severas. A depressão é considerada o último estágio da dor humana. Pessoas com depressão profunda ou que não buscam socorro e encaram com preconceito o tratamento com medicamentos, psicólogos e psiquiatras são candidatos a flertar com o suicídio.

Existe também o chamado suicídio heroico. Sansão é um caso clássico de suicídio heroico. Quando preso pelos filisteus, ele não hesitou em pedir forças ao Senhor para derrotar seus oponentes. Preso às colunas do templo do deus pagão Dagom, considerado o deus da fertilidade, o mesmo derrubou as colunas ceifando não apenas a vida dos filisteus, mas a própria vida (Jz 16.23-31). Diz a Bíblia que foram mais os que Sansão matou na sua morte do que os que matou em sua vida (Jz 16.30). De qualquer forma, o melhor a fazer diante de uma adversidade não é flertar com o suicídio. Aquele que foi magoado deve pedir o socorro de Deus e cultivar um coração terno e perdoador. Aquele que sofre pressões ligadas a enfermidades, dívidas e provações deve crer que Deus pode mudar a sorte como mudou a sorte de Jó (Jó 42.10).

Aquele que sofre com depressão deve se cuidar, buscando ajuda espiritual, psiquiatra e psicológica. Deve também se alimentar melhor. Que tal buscar ajuda com uma nutricionista? É sabido que há alimentos que potencializam a depressão. Deve também praticar exercícios físicos. A sensação de chegar em casa depois de praticar exercícios físicos é maravilhosa. Experimente! A obediência a Deus também é importante para se ter uma melhor qualidade de vida. Sabemos que Deus continua fiel a Seus filhos mesmo quando estes falham (II Tm 2.13). Mesmo estando na lista dos heróis da fé, Sansão não precisaria terminar a vida com os olhos vazados, cabelo raspado e morto no meio dos escombros juntamente com os filisteus. Em alguns momentos, Sansão brincou com as coisas de Deus.

É claro que alcançou a graça do Senhor, mas Deus certamente iria prover uma outra maneira para Sansão derrotar os filisteus. Se você passa por provações e pensa em desistir, coragem. Deus virá em seu socorro.