O que significa ter uma Religião?

Publicado em: 7 de março de 2019

Categorias: Estudos de Quinta Feira

Visualizações: 1074

Tags: ,

Créditos: Pixabay/reenablack

Quantas vezes já lhe fizeram a seguinte pergunta: De qual religião você é? E, geralmente, esperam uma resposta que varia em termos como católico, evangélico, espírita etc. como se isso definisse o que é religião. Também pode-se observar com certa frequência pessoas expressando algum tipo de religiosidade, nem sempre como Deus deseja, mas é bastante comum ver algum tipo de demonstração religiosa. Mas você sabe o que realmente é religião? A palavra religião não aparece na Bíblia, ela deriva da palavra Relegere e apresenta um significado próximo a reler, repetir e observar cuidadosamente. Termos frequentemente utilizados na Bíblia para exortar a importância de meditar na palavra continuamente (jo 1:8).

Religião pode ser definida como uma relação espiritual entre o homem e Deus, algo que ocorre de forma voluntária e consciente, que se mostra na vida da pessoa religiosa e nos atos de culto que dedicamos a Ele. No Antigo Testamento a religião é melhor descrita pela palavra temor. Este termo aparece cerca de sessenta e cinco vezes no antigo testamento. A Bíblia deixa claro que o temor ao Senhor produz conhecimento (Pv 2:5), sabedoria (Pv 9:10), prolonga a vida (pv 10:27), é refúgio e proteção contra a morte (Pv 14:26-27). Aqueles que possuem o temor no Senhor devem se afastar do mal, da arrogância, das fofocas, das más companhias e maus caminhos (Pv 8;13). Já no Novo Testamento a religião é descrita principalmente pela palavra fé. Ela aparece cerca de duzentas e dez vezes no Novo Testamento e sem ela é impossível agradar a Deus (Hb 11:6).

Outro ponto importante a se falar é que a sede da Religião não é um templo, ali é o local que prestamos cultos ao Deus Todo Poderoso, a religião só pode ter um local perfeito e aceito por Deus: o nosso coração. E é isso que a Bíblia demonstra: Deus deseja o nosso coração (Pv 23:26), pois, na religião, é o coração que controla o intelecto (Pv 15:14), os sentimentos (Sl 28:7), os desejos (Sl 37:4) e quando você entrega o seu coração a Deus, você está entregando a Ele suas vontades, desejos, condutas, pensamentos, ou seja, está entregando o controle da sua vida!

Onde surgiu a religião?

Há diversas teorias heréticas acerca disso, mas a origem na religião não pode ser explicada de nenhuma outra forma além de Deus. Não há religião sem Deus. Ele colocou em nós uma capacidade natural para aceitar e receber a auto revelação Dele. Porém isso somente ocorrerá para aqueles que Deus permitir e isso acontecerá no momento oportuno. (Jo 6:63-65)
Se você hoje é uma pessoa verdadeiramente religiosa, louve a Deus, pois é um privilégio que poucos possuem e você foi um dos agraciados.