O Deus Trino

Publicado em: 13 de junho de 2019

Categorias: Estudos de Quinta Feira

Visualizações: 1354

Tags: ,

A doutrina da trindade nos apresenta Deus como sendo apenas UM EM SEU SER ESSENCIAL, mas que subsiste em três pessoas chamadas de PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO. Isso não significa que eles são três pessoas distintas, como três indivíduos completamente separados, não são três Deuses. São três formas em que existe a mesma essência divina. Porém esta autodistinção tem uma natureza tão complexa que permite que elas mantenham relação entre si. Toda a essência dos três existe neles, nada existe fora ou vem de fora.

Dado a este fato pode-se surgir a seguinte questão: Existe uma ordem de existência?

Na obra da criação e da redenção Eles são apresentados na seguinte ordem: Pai é o primeiro, o Filho o segundo e o Espírito Santo o terceiro. O Filho procede do Pai, que gerou o Filho e o Espírito Santo procede tanto do Pai como do Filho. Se você está com dificuldades em compreender humanamente esta doutrina, como três seres podem ser ao mesmo tempo três e um em essência, fique tranquilo, pois ela é um dos grandes mistérios da fé.

Usemos como exemplo o sol, o sol é uma única estrela, porém ele é capaz de fornecer luz, calor e energia. São três atributos de um único corpo celeste. De forma muito superior e complexa Deus é um que subsiste em três.

Existem várias denominações que não creem na trindade, porém temos provas nas escrituras da sua existência, mesmo que a palavra trindade não apareça na Bíblia, ela deixa claro a existência dela. (Gn 1.26; 11.7; 2Co 13.13).

Post Anterior:
Próximo post: