As manifestações de Deus

Publicado em: 28 de março de 2019

Categorias: Estudos de Quinta Feira

Visualizações: 2416

Tags: ,

Deus não apenas pode se revelar, como o faz como, quando e pra quem Ele desejar. O termo utilizado para designar uma revelação visível Deus é teofania. TEOFANIA tem sua etimologia enraizada na língua grega: “theopháneia” ou “theophanía“. O termo que por sua vez é uma palavra composta por dois vocábulos, também gregos: Théos, ” Deus” e phanei, ” aparecer”.

Isso mostra que Deus não é um Deus distante, é um Deus vivo, presente e próximo ao seu povo. Em muitas ocasiões ele interagiu diretamente com o seu povo por meio do que chamamos de teofanias, ou seja, manifestações visíveis de Deus. Estas manifestações podem ocorrer de formas diferentes, veja algumas: Ele habitou entre os querubins (Sl 80.1), mostrou-se por meio de fogo e nuvens (Sl 78.14); esteve no meio de ventos tempestuosos (Jó 38.1); estava no sopro suave (1Rs 19.12); apareceu como o Anjo do Senhor (Gn 31.11-13); e, acima de todas as outras teofanias, na encarnação de Cristo (Cl 1.19; Jo 1.1,14).

Deus pode se manifestar, também, por meio de comunicações diretas e indiretas com a sua criação. E Ele o fez de formas variadas. Houve momentos em que Deus falou de forma direta, como quando ordenou a Adão que não comesse do fruto proibido (Gn 2.16-17); em outros momentos falou por meio do Urim e o Tumim (Nm 27.21) que, possivelmente, eram duas pedras presas ao peitoral do sumo sacerdote; Deus também fez uso de sonhos para se comunicar (Gn 31.11); fez uso de visões (Is 2.1); falou de forma mais que especial por meio de Seu filho Jesus (Hb 1.1-2) e ainda fala por meio da Bíblia (2Tm 3.16-17; Hb 4.12)

Outra forma de Deus se manifestar é por meio dos milagres, que são o símbolo da Sua presença especial. Ocorreram muitos milagres (Dt 26.8; Êx 14.21). A Bíblia relata mais de 90 milagres, sendo que ao menos 35 foram realizados por Jesus. Mas as manifestações de Deus não ficaram no passado, ainda pode-se ver sua operação maravilhosa em nossas vidas, Ele ainda fala por meio da Sua palavra, por meio de pessoas e acontecimentos.

Ainda acerca dos milagres, é importante não pensar neles apenas como acontecimentos grandiosos. No nosso dia a dia temos muitos milagres acontecendo. Pense um pouco na sua vida. Já aconteceu ocasiões em que você não via uma solução e de repente enxergou uma “luz no final do túnel”?; em minha vida mesmo, quantas vezes dormi preocupado com a falta de algum item básico em minha casa e, milagrosamente, no dia seguinte esta fala era suprida.

Isso não é coincidência ou sorte, isso é o agir sobrenatural de Deus em nossa vida cuidando de nós (Mt 6.26-34). Uma doença que é curada; uma porta de emprego que é aberta; um casamento que é restaurado; uma alma que é salva; mesmo o poder acordar no dia de hoje é um milagre. Mostra a providência de Deus em nossa vida, nos permitindo viver mais um dia. Pense em quantos não mais abriram seus olhos?  

Leia o refrão do belo hino “As muitas bênçãos (63)” abaixo e faça o que ele pede, enumere as bênçãos que tem recebido e veja o quanto Deus tem cuidado de você.

“Conta as bênçãos, dize-as quantas são, Recebidas da divina mão; Vem dizê-las, todas de uma vez, E verá, surpreso, quanto Deus já fez!”

Já agradeceu a Deus hoje pelo milagre de mais um dia de vida?