A Igreja no Banco dos Réus, um Estudo sobre Malaquias

Publicado em: 22 de novembro de 2018

Categorias: Estudos de Quinta Feira

Visualizações: 2138

Tags: ,

O livro do profeta Malaquias apesar de possuir apenas 4 capítulos, é um dos livros mais ricos de toda a Bíblia. O nome Malaquias quer dizer “Meu mensageiro”. Não se sabe se “Malaquias” é o nome próprio do profeta ou uma designação de Deus ao profeta visto que Malaquias também significa “Meu missionário”. Malaquias é o último dos profetas do Velho Testamento, tendo profetizado entre os anos 450 a. C. a 400 a.C. Sua mensagem é dirigida aos remanescentes que voltaram à terra de Israel depois de 70 anos de cativeiro babilônico (ver Jeremias 29.10).

A linguagem utilizada por Deus no início do livro é a de um tribunal (1.1), com uma sentença pronunciada por Deus contra Israel, por meio de Malaquias. A igreja é colocada no banco dos réus neste livro. Deus tem algumas acusações a fazer contra o Seu povo. Dentre as várias acusações te-mos: ingratidão relacionada ao amor eletivo de Deus (1.1.5); sacerdotes corruptos e negligentes que ofereciam o pior para Deus e induziam o povo de Deus a fazer o mesmo (1.6-14; 2.1-9); quebra da aliança conjugal (2.10-16); roubo dos dízimos e ofertas (3.6-12); inveja dos perversos (3.13-18); etc.

A mensagem de Malaquias é extremamente atual, pois ainda hoje tais problemas existem no meio da igreja de Deus. O livro “A crise de integridade o seguinte”, de Warren Wiersbe: “Durante 20 séculos a igreja vem dizendo ao mundo que reconheça os seus pecados, arrependa-se e creia no evangelho. Hoje, no crepúsculo do século vinte e um, o mundo diz à igreja que enfrente seus pecados, arrependa-se e comece a ser a verdadeira igreja desse evangelho.” Vale lembrar que o testemunho da igreja fala melhor do que palavras. Há uma frase dos puritanos norte-americanos do séc. XIX que diz: “O que você é fala tão alto que eu não consigo ouvir o que você diz.” Diante do exposto acima, a partir de hoje, no culto da noite, iniciaremos uma importante série de mensagens sobre o livro de Malaquias.

O tema que trataremos é “Malaquias, a igreja no banco dos réus.” Aprenderemos a como ter um compromisso mais sério com o nosso Deus para que frutifiquemos para o Seu reino. Venha participar deste importante estudo.