TOC, Um Transtorno Paralisante

Publicado em: 26 de junho de 2019

Categorias: Devocionais

Visualizações: 1075

Tags:

Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

Estou terminando de ler o livro chamado “Mentes Ansiosas” da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa. Neste excepcional livro, a autora aborda os principais transtornos de ansiedade. Dentre os mais diversos transtornos de ansiedade, um dos mais aflitivos e paralisante é o Transtorno Obsessivo Compulsivo, conhecido popularmente como TOC. Sentir medo e sentir-se ansioso faz parte da vida. Porém, quando o medo e a ansiedade tomam dimensões anormais, prejudicam profundamente a qualidade de vida, roubando a paz e a alegria de viver.

O TOC é caracterizado pelo presença de obsessões e compulsões. Quem possui este transtorno sofre muito, pois o sentimento de vergonha faz com que o portador do transtorno procure esconder o problema, inclusive dos familiares. O TOC também é conhecido como mania. A pessoa portadora do TOC possui algumas compulsões: mania de limpeza como por exemplo; lavar as mãos várias vezes, ter medo de tocar objetos com medo de se contaminar; ordenar objetos simetricamente sempre na mesma posição; conferir diversas vezes se fechou a porta ou janela; se o gás de fogão está desligado; contar degraus da escada ou listras da camisa; guardar coisas que não mais irá usar; entre outros.

O TOC pode afetar drasticamente a qualidade de vida do portador. É conhecido o caso do cantor Roberto Carlos que detesta a cor marrom e tem predileção pela cor azul. Lembro-me da atriz Luciana Vendramini que ao desenvolver o transtorno, passava horas e horas no banho. Ela chegou a ficar 10 horas ininterruptas no banho e 11 dias sem se alimentar. O TOC é limitante, pois prejudica as relações sociais, traz sofrimento ao portador e interfere na atividade profissional. Não são raros os familiares que ao conviver com o portador de TOC, acabam entrando na mesma rotina de manias.

Com a ajuda de Deus e tratamentos especializados, o portador de TOC pode vencer suas manias e voltar a ter uma qualidade de vida melhor. Minha oração é que o ETERNO ajude o portador de TOC a vencer este paralisante transtorno.