Provação x Provisão

Publicado em: 6 de março de 2019

Categorias: Devocionais

Visualizações: 1795

Tags:

E se alguém te perguntasse: Gostaria de ser comido por um peixe? Isso mesmo, não é comer um peixe, mas sim, ser comido por um. Qualquer pessoa em pleno juízo consideraria isso uma coisa horrível. Creio que ninguém Gostaria. O Mesmo acontece quando passamos por momentos de provação. Devo lembrar, que a provação é um momento, muitas vezes difícil, proporcionado por Deus para nosso treinamento e crescimento pessoal. Normalmente a imagem que se remete a palavra provação é um imenso e solitário deserto árido, com frio cortante à noite e calor escaldante de dia, onde a única companhia é um abutre que voa esperando a hora em que cairemos desfalecidos. Com certeza não é o lugar onde uma pessoa normal gostaria de passar suas férias. Mas é ali que Deus age na vida de muitas pessoas transformando-as.

Jonas não panejava ser comido por um peixe gigante. Seu plano era viajar, até os confins da Terra (Társis), onde acreditava que estaria escondido de Deus até que Deus resolvesse esquecê-lo. A desobediência e falta de compaixão de Jonas trouxe tempestade na vida de muitas pessoas, até que enfim ele é jogado ao mar. Fico a pensar: Uma tempestade que poderia afundar um grande navio faria o quê a um homem indefeso? Com certeza Jonas não via alternativa alguma senão atravessar o Vale da Sombra da morte. É aí que a provação se torna em provisão. Enquanto ele afundava no mar da desesperança, Deus envia um grande peixe para salvar Jonas. Dentro daquele peixe, Jonas teve seu momento de Gratidão, Contrição e Renovação de Votos para com seu Deus.

Refaço a pergunta inicial em outras palavras: Você gostaria de receber um milagre de Deus que te livrasse da morte? Qualquer pessoa em pleno juízo responderia que sim. Então não confunda a provisão de Deus. Ele não pode ser colocado em uma caixinha e limitado aos nossos gostos e vontades. Ele não pode ser colocado em tubo de ensaio e estudado com as ciências humanas. Deus age soberanamente, quando quer e como quer, e isso deveria ser motivo de grande gratidão para nós que o servimos e que somos alvo de seu imenso amor.