Portas que se Fecham são iguais as que se Abrem

Publicado em: 29 de junho de 2019

Categorias: Devocionais

Visualizações: 1295

Tags:

É muito comum hoje em dia, em algumas comunidades cristãs, atribuir todas as portas fechadas a impedimentos oriundos de satanás. Se um emprego não deu certo tem dedo do inimigo. Se um casamento não vai bem é artimanha do diabo. Se há dificuldades não obra missionária é satanás barrando o caminho. Se há problemas financeiros é o inimigo agindo. É claro que não se pode negar que em muitos casos, satanás tenta colocar barreiras em nossa caminhada com Deus (Lc 4.13; I Ts 2.18) para roubar a nossa paz.

Porém, nem sempre é assim. Uma porta fechada nem sempre implica em ação demoníaca. Uma porta fechada pode indicar o agir de Deus visando um bem maior. José enfrentou toda a sorte de adversidades. Foi odiado pelos irmãos e vendido como escravo (Gn 37.1-36). Mesmo recusando-se a trair seu patrão, acabou preso (Gn 39.1-23). Na prisão, interpretou o sonho do copeiro-chefe e pediu que o mesmo se lembrasse dele quando estivesse livre. Todavia o copeiro-chefe não se lembrou de José e este mofou mais dois anos na prisão. Poderia José acusar o diabo por tantas adversidades, mas não é o que fez. Reconheceu José que Deus estava no controle de toda a situação (Gn 50.20).

Deus foi tão bom para com José que fechou algumas portas para abrir outra muito melhor. O Senhor fez com que José se tornasse o maior do Egito depois de faraó. Lembro-me também do apóstolo Paulo que desejava pregar na região frígio- gálata, mas o Espírito Santo o impediu (At 16.6-7). Poderia Paulo atribuir tal impedimento a satanás. Não foi o que aconteceu. O Espírito Santo mostrou ao apóstolo que seu alvo era a Macedônia. Como resultado, vemos a conversão de Lídia, vendedora de púrpura e todos de sua casa (At 16.13-15). Vemos também a libertação de uma jovem possessa de espírito adivinhador (At 16.16-18). E, por fim, a conversão do carcereiro e todos os de sua casa (At 16.19-34).

É por isso que amo a música do pr. Josué Rodrigues que diz que portas que se fecham são iguais as que abrem, se abertas ou fechadas por Deus. Que Deus ajude você a descansar no Eterno, crendo que Ele tem o melhor para aquele que Nele confia.