Pais Convertidos aos Filhos

Publicado em: 11 de agosto de 2019

Categorias: Devocionais

Visualizações: 1734

Tags: ,

 

A palavra “conversão”, apesar de usada no ambiente cristão para tratar da pessoa que abraçou a fé em Jesus (Jo 1.12; 8.12) também pode ser aplicada às relações familiares. Infelizmente, há maridos que não converteram seu coração à esposa; esposas que não converteram seu coração ao marido; filhos que não converteram seu coração aos pais e pais que não converteram seu coração aos filhos. Vejamos as características dos pais convertidos aos filhos.

Pais convertidos aos filhos investem tempo nos filhos. O maior investimento para o seu filho não é uma faculdade, um carro novo, uma moto, uma conta na poupança. A maior necessidade de seu filho é a sua PRESENÇA e não seus PRESENTES.

Pais convertidos aos filhos nutrem uma relação incondicional de amor por seus filhos. Três elementos são importantes nessa relação: Relação de diálogo – pais não devem ter medo de dizer “não” aos filhos. Não devem ter medo de falar verdades que possam cooperar para a maturidade do filho. Pais devem ser amigos dos filhos. Relação de disciplina – aqui seria uma disciplina sem raiva (Pv 22.8). Os pais não podem levar seus filhos à ira (Ef 6.4). Disciplina envolve amor e amar os filhos significa servir às necessidades e não aos caprichos dos filhos. Relação de perdão – pais não devem abusar de sua autoridade e devem ter humildade para, se preciso for pedir perdão aos filhos.

Pais convertidos aos filhos são exemplos para os filhos. Imagens falam mais que palavras. O espelho não fala, porém revela nossa imagem. Segundo pesquisas, 11% do que aprendemos vem através do ouvir, 3% por outros meios e 86% através de imagens. Se o espelho estiver sujo a imagem será prejudicada. Pais que mentem, xingam, bebem, agridem fisica e verbalmente os familiares e não levam Deus a sério, prestarão um grande desfavor ao caráter e formação espiritual dos filhos.

Você, pai ou mãe, tem zelado pela vida de seus filhos? Seu coração é convertido ao coração de seu filho ou filha? Pense nisso e tenha uma boa semana.