O Terebinto e o Inverno

Publicado em: 31 de julho de 2017

Categorias: Devocionais

Visualizações: 1470

Tags:

Alegria

Salmo 30.1-5 (NTLH)

1 Ó SENHOR Deus, eu te louvo porque me socorreste e não deixaste que os meus inimigos zombassem de mim.
2 Ó SENHOR, meu Deus, eu gritei pedindo ajuda, e tu me curaste,
3 tu me salvaste da morte. Eu estava entre aqueles que iam para o mundo dos mortos, mas tu me fizeste viver novamente.
4 Cantem louvor a Deus, o SENHOR, vocês, o seu povo fiel! Lembrem do que o Santo Deus tem feito e lhe deem graças.
5 A sua ira dura só um momento, mas a sua bondade é para a vida toda.
O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria.

O terebinto é um arbusto fascinante. Ele chega a atingir entre 7 a 10 metros de altura e é facilmente encontrado na região do Mediterrâneo (Marrocos, Portugal, Ilhas Canárias, Turquia e Síria). Suas flores de cor púrpura chamam a atenção. O profeta Isaías utiliza a figura do terebinto para falar a respeito do povo de Deus (Is 6.13).

Por que o profeta se vale desta imagem para falar do povo de Deus? Porque o terebinto é forte. O terebinto é resistente ao inverno. Suas flores não caem facilmente. Elas se renovam na primavera com folhas mais viçosas. Esta é uma grande lição para o cristão. Todos nós enfrentamos o “inverno” em nossa vida. O “inverno” pode chegar de várias formas. Pode ser na forma de uma doença; crise com os filhos; crise conjugal; crise no trabalho; crise emocional ou crise espiritual.

Porém, devemos nos lembrar que após o tenebroso inverno vem a primavera e com ela, surgem as cores e a beleza. Não podemos desistir quando enfrentarmos o “inverno da vida”. Temos que ser como o terebinto e resistir. Não se esqueça das palavras de Davi: ” Ao anoitecer pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã “( Salmo 30.5).