O Natal de um Humilde Casal

Publicado em: 14 de dezembro de 2019

Categorias: Devocionais

Visualizações: 815

Tags:

Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco). 

Mateus 1.18-25

Quando se fala a respeito do casal José e Maria, o protagonismo é quase sempre reservado a Maria. Isto porque as Escrituras dão mais ênfase à sua pessoa. Os trechos que falam do nascimento de Jesus detalham mais a figura de Maria. O próprio profeta Isaías fala a respeito do nascimento de Jesus através de uma virgem (Is 7.14). É preciso ressaltar que o protagonista do Natal não é José ou Maria. O protagonista do Natal é Jesus. Porém, quero ressaltar neste texto o amor de José por Maria. José foi exemplo de esposo, exemplo de alguém que valorizou a Deus e sua família. José vivia o desposório com Maria (Mt 1.18; Lc 1.27).

O desposório era equivalente ao casamento. No desposório os noivos moravam com os pais e não tinham relação sexuais. O desposório servia para algumas coisas. O desposório servia para o noivo tivesse tempo de construir seu lar. Servia também para a noiva cumprir todos os rituais de purificação e provar sua virgindade. Uma mulher divorciada ou viúva era observada por três meses durante o desposório. Ela teria que provar que não carregava em seu ventre uma criança.

A traição durante o desposório era paga com o apedrejamento (Dt 22.13-30). Quando Maria anunciou a José que estava grávida do Espírito Santo, uma série de pensamentos deve ter passado pela mente de José. Teria Maria o traído? Ela estaria louca? Será que teria sido abusada ou consentido? José poderia pedir o apedrejamento de Maria, mas não o faz. Sendo homem justo e que amava profundamente a Maria, ele prefere deixá-la secretamente (Mt 1.19). José se preocupa com a reputação de Maria. José se preocupa com a vida de Maria. É neste momento que Deus entra com a providência. Um anjo aparece em sonhos a José e revela a ele o maravilhoso plano de salvação (Mt 1.20-21).

Consciente do plano de Deus, José acolhe Maria como sua esposa e juntos cumprem a vontade de Deus. É chegado o período do Natal. É tempo de celebrar o nascimento do Salvador!

Post Anterior:
Próximo post: