Jesus, o Mestre inesquecível

Publicado em: 12 de outubro de 2019

Categorias: Devocionais

Visualizações: 1154

Tags:

No próximo dia 15/10 será comemorado o dia dos professores e quero homenageá-los com este texto. O professor e chamado de mestre, guia, educador e pedagogo. A palavra pedagogia é a junção de duas palavras gregas, paidos (criança) e goge (conduzir). Portanto, o pedagogo era aquele que tinha a função de conduzir ou guiar uma criança. Na Grécia antiga o pedagogo era o escravo que conduzia a criança à escola. Já nos tempos de Jesus, o pedagogo era o guia ou mestre que tinha por função ensinar as crianças nas sinagogas.

Este mestre era conhecido como Rabi. Numa sala chamada “Casa dos Livros” com cerca de 25 alunos, o Rabi usava a Torá como alicerce de seus ensinos. O Rabi ensinava a criança a ler, escrever e memorizar os textos da Torá. Este ensino começava aos 5 anos de idade e terminava aos 13 anos. Se um jovem quisesse se tornar um Rabi, ele deveria ter uma instrução mais avançada. Este ensino se dava na “Casa da Interpretação”. Paulo foi um grande mestre das Escrituras. Ele foi educado por um Rabi cultíssimo chamado Gamaliel (At 22.3). De todos os mestres que passaram pela terra, sem dúvida alguma, o que mais trouxe impacto à humanidade é Jesus. Seus ensinos ecoam há mais de 2.000 anos.

Jesus não escreveu nenhum livro, não encheu prateleiras de bibliotecas com obras clássicas, mas Suas sábias palavras deixaram  Seus ouvintes maravilhados (Mt 7.29). Jesus é o Mestre inesquecível porque Seu modo de viver validava Sua mensagem. Jesus é o Mestre inesquecível porque Sua vida trouxe uma nova perspectiva de futuro para homens simples e iletrados como os apóstolos. É preciso lembrar que se um jovem quisesse tornar-se um Rabi, ele teria que ter posses, sua família deveria ser abastada financeiramente, pois tal estudo não era barato.

Jesus, o Mestre dos mestres, não escolheu pessoas letradas e de ótimas condições financeiras para o Seu discipulado. Sua missão foi confiada a humildes pescadores que tiveram a honra de levar a mensagem transformadora do Mestre. Que você professor (a) tenha em Jesus, o Mestre inesquecível, o exemplo máximo de educador. Pr. Marcos.