Elias, homem de Deus

Publicado em: 1 de fevereiro de 2020

Categorias: Devocionais

Visualizações: 1913

Tags:

No dia 2 de fevereiro, comemora-se o dia do homem presbiteriano. Quero destacar aqui um homem que foi profundamente usado por Deus. Seu nome é Elias. Natural de Tisbé (I Rs 17.1), Elias foi comissionado por Deus para combater a corrupção moral e espiritual liderada por Acabe e Jezabel. Este maligno casal levou o povo de Israel a se prostrar perante a divindade idólatra conhecida como baal (I RS 16.29-33). Foi neste contexto de miséria moral e espiritual que Deus levantou Elias.

A obediência a Deus foi a marca registrada deste profeta. Esta obediência fez com que Elias experimentasse grandes milagres e prodígios do Senhor. Em Querite, Elias foi sustentado por corvos (I Rs 17.1-7). Em Sarepta, Elias multiplicou o azeite e a farinha na casa da viúva (I Rs 17.8-24). Ali mesmo, Elias viu Deus ressuscitar poderosamente o filho da viúva (I Rs 17.16-24). Elias também venceu poderosamente os 450 profetas de baal no Monte Carmelo (I Rs 18.20-40).

Impressiona-me a declaração da viúva sobre o testemunho do profeta – “Nisto conheço que és homem de Deus e que a palavra na tua boca é verdade” (I Rs 17.24). A vida do profeta Elias nos mostra que para dar frutos não basta apenas ser ouvinte da Palavra, é necessário ser praticante da mesma.

Homem presbiteriano, seus colegas de trabalho enxergam em você um homem de Deus? Sua esposa enxerga em você um homem de Deus? Na faculdade ou entre os vizinhos você é visto como um homem de Deus? Quando está em casa, seus filhos enxergam em você um homem de Deus? Seu chefe ou empregado enxergam em você um homem de Deus?

Guardemos as palavras dos puritanos norte-americanos do séc. XIX: “O que você é fala tão alto que eu não consigo ouvir o que você diz.” Que Deus ajude a cada um dos homens presbiterianos a glorificar a Deus através do bom testemunho. Parabéns homens presbiterianos por seu dia.