Como ter Ex-inimigos?

Publicado em: 4 de março de 2019

Categorias: Devocionais

Visualizações: 1127

Tags:

Abraham Lincoln (1809-1865) foi um dos maiores líderes e estadistas que o E.U.A. já tiveram. Ele foi o 16º presidente norte-americano e responsável por abolir a escravatura nos E.U.A. Foi capaz de liderar com firmeza e sabedoria um dos momentos mais difíceis de seu governo – a guerra civil americana (1861-1865). Entretanto, o que serviu para preservar a unidade e fortalecer o seu governo foi pagar o mal com o bem.

Quando um exaltado contingente de rebeldes sulistas confederados conseguiu uma audiência com Lincoln, este tratou seus inimigos com gentileza e bondade. Os sulistas rebeldes saíram da reunião com uma nova visão a respeito do presidente Lincoln. Um congressista, aliado de Lincoln disse que este deveria ter atirado nos rebeldes sulistas ao invés de tratá-los com bondade. A resposta de Lincoln ao aliado foi maravilhosa: “Não destruo meus inimigos ao fazer deles meus amigos?”.

A melhor estratégia para ter ex-inimigos não é revidar. Não é pagar o mal com o mal. José venceu a amargura e o ódio dos irmãos com bondade (Gn 50.20). Eliseu venceu a guerra contra os sírios tratando-os com bondade (II Rs 6.20-23). Se você enfrenta perseguições e inimizades na família, no trabalho, com vizinhos, ou em qualquer outro ambiente, coloque em ação a poderosa arma da bondade. Ela é potente para derrubar qualquer muro de inimizade.