Bem-Aventurados os limpos de coração

Publicado em: 23 de novembro de 2019

Categorias: Devocionais

Visualizações: 1319

Tags:

Na Bíblia o coração é o símbolo da sede dos sentimentos, das emoções e da vontade (PV 4.23; Dt 6.5). O coração humano é enganoso e pode nos levar a cair em sérias armadilhas (Jr 17.9; Mt 15.19). É preciso vigiar e buscar um coração limpo na presença de Deus (Mt 26.41). Ter um coração limpo não significa nunca errar ou pecar (Fp 3.12-14). Ter um coração limpo significa ser sincero para com Deus e buscar fazer Sua vontade.

A pessoa que procura ser limpa de coração busca a direção da Palavra de Deus (Sl 86.11; 119.9-11). Seu maior objetivo é cumprir os ensinamentos contidos nas Sagradas Escrituras para andar segundo a vontade do Pai. Gosto da frase que diz: “ou este livro (a Bíblia) o afastará do pecado ou o pecado o afastará deste livro”. Para ser puro de coração é necessário também clamar por arrependi-mento e a purificação do Espírito Santo.

O arrependimento demonstra inconformismo com a vida fora da vontade de Deus. Enquanto Davi não confessou seu pecado e se arrependeu não teve paz (Sl 32, 38 e 51). Foi Charles Spurgeon que disse que “Deus não permitirá que seus filhos pequem com sucesso.” Enquanto Davi escondeu o pecado, sua vida foi de mal a pior (II Sm 13 a 18). O pecado pode ser comparado a um bumerangue que ao ser lançado retorna para aquele que o arremessou (Nm 32.23).

Diz a Bíblia que aquele que encobre suas transgressões jamais prosperará, mas o que as confessa e as deixa alcançará misericórdia (Pv 28.13). Você quer ter um coração limpo? Volte-se para Deus com arrependimento sincero (I Jo 1.9). Você quer ter um relacionamento saudável com Deus? Siga os ensinamentos das Sagradas Escrituras (Sl 1.1-6). A promessa desta bem-aventurança é que os puros de coração verão a Deus (Mt 5.8; I Jo 3.2; Ap 21.1-7).