A Morte ao Lado

Publicado em: 7 de julho de 2019

Categorias: Devocionais

Visualizações: 826

Tags:

Desde que o pecado entrou no coração humano, a morte caminha ao seu lado. O salário do pecado é a morte. Mas a quem pertence o poder e o direito de decidir quem morre ou quem vive? Sabemos, como cristãos, que esse poder sagrado só pertence a Deus. Existe, porém, uma grande discussão nos meios teológicos sobre a legalidade da pena de morte. Êxodo 21 oferece algumas exceções com relação ao sexto mandamento, autorizando que se tire a vida em favor da justiça.

Alguns poderiam dizer: mas isso foi antes da encarnação de Jesus. Mas, da mesma for-ma, Paulo em Romanos 13, exorta a respeitar e obedecer às autoridades, ainda que esta levante a espada em favor de justiça. A Bíblia autoriza, então, a pena de morte? Esse continua sendo um assunto muito delicado e que exige estudos muito minuciosos de todos os princípios descritos na Palavra do nosso Deus. Isso sem entrar no assunto sobre a Eutanásia (desligar aparelhos que mantém a vida de pessoas que possam ter passado por morte cerebral).

Mas o que eu devo saber a respeito do sexto mandamento? Em primeiro lugar, não tenho direito de tirar a vida de ninguém, a não ser que seja em autodefesa. E muitas vezes essa autodefesa será algo “instintivo” e não uma decisão pensada e planejada. No entanto, não é apenas a isso que se refere este mandamento. Em segundo lugar, este mandamento se refere a qualquer dano que possa impedir que um ser humano possa viver plenamente a vida que lhe foi doada por Deus. Mas, não devemos nos esquecer da atualização feita por Jesus em Mateus 5.21-22: O mesmo julgamento dado a quem mata será dado a quem se ira contra o irmão sem motivo, lhe profere insulto ou o chama de tolo.

Como podemos ver, este mandamento parece tão pequeno e simples, mas apenas com o poder da santificação do Espírito Santo pode ser obedecido corretamente. Anime-se por estudar, buscar a Deus e se santificar nele, pois isso é a Vida.