A Imagem na Prata

Publicado em: 27 de março de 2017

Categorias: Devocionais

Visualizações: 1709

Tags:

Ferreiro

Malaquias 3.3

Assentar-se-á como derretedor e purificador de prata; purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata; eles trarão ao SENHOR justas ofertas.

Não é fácil passar por provações. Elas nos afligem, tiram o sono e a paz. Por vezes não a entendemos, procuramos racionalizá-la e questionamos tudo a nossa volta, até mesmo, o próprio Deus. Tiago nos fala que aqueles que passam por provações devem tê-la como motivo de alegria (Tg 1.2-4). Mas como ter alegria no momento em que sofremos? Se para aqueles que não temem a Deus, as provações  são motivo de desesperança, para os cristãos, as provações são vistas como um lapidar de Deus. Recordo-me de uma história interessante que li há algum tempo atrás.

Num grupo de estudo bíblico, onde estavam reunidas as mulheres da igreja, a esposa do pastor ministrava sobre um texto do profeta Malaquias que dizia: “Assentar-se-á, como derretedor e purificador de prata; purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata; eles trarão ao SENHOR justas ofertas” (Ml 3.3).

A expressão “Derretedor e purificador da prata”, chamou a atenção de algumas mulheres que indagaram sobre o que significaria tais palavras. A esposa do pastor sentindo certa dificuldade para descobrir o sentido exato daquelas palavras pediu uma semana para descobrir. Ela procurou um profissional que trabalhava com a prata e pediu para que ele a deixasse vê-lo trabalhando com aquele material. O ourives concordou em deixá-la ao seu lado observando-o, enquanto ele trabalhava com o seu precioso metal. Ela notou que ele sentado, mantinha a prata no meio do fogo onde o calor era mais intenso.

Enquanto a prata sofria o processo de derretimento e purificação, o ourives não desviava o seu olhar em nenhuma hipótese. Seu olhar se mantinha fixo no pedaço de prata que era remexido de um lado para o outro, sem, porém, ser tirado do fogo. Ela o questionou sobre o porquê dele ficar sentado ali, em frente ao fogo, com o olhar fixo na prata. Ele disse que ao sentar–se ali, não poderia desviar o olhar, porque um descuido apenas e a prata seria toda destruída, sem possibilidade de recuperação. Seria perda total.

A mulher então fez a última pergunta para entender o significado de Malaquias 3.3: “Como o senhor sabe que a prata está totalmente refinada?” O ourives respondeu sabiamente: “É muito fácil. É quando eu vejo a minha imagem refletida na prata.” Lembremo-nos que o fogo na Bíblia é símbolo não apenas do Espírito Santo, mas também das provações e da ação purificadora de Deus.

A história acima mostra-nos um ensino fundamental: as provações são instrumentos usados por Deus para ver a Sua imagem refletida em nós. Você está passando por provas neste momento? Não desanime, pois nosso Deus quer ver a imagem dele refletida em sua vida. Continue firme na luta, pois em Jesus você encontrará a vitória.