Nasce na Espanha o Instituto Presbiteriano de Teologia

Publicado em: 1 de novembro de 2018

Categorias: Notícias

Visualizações: 1970

Tags:

Reverendo Carlos e Rosa Del Pino

Sabemos por Mateus 28.19-20 que o “ensinando-os a obedecer a tudo o que lhes ordenei”, devidamente associado ao “batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, compõe a ação missionária fundamental da igreja que é o “fazer discípulos de todas as nações”. Não há portanto, trabalho missionário destituído do ensino integral da Palavra de Deus que tem como objetivo levar-nos, como cristãos, à obediência a Cristo em todos os níveis de nossa vida.  Nesse sentido, uma faceta essencial do trabalho missionário é, sem dúvida, a formação do caráter de Cristo na vida dos novos e dos amigos crentes. Essa é uma prática permanente que deve ocorrer por meio de todas as suas possíveis dimensões: pelo discipulado básico e prático, pelo aconselhamento, pelo catecumenato, pelo exercício dos dons, talentos e ministérios na vida da Igreja, bem como por meio de uma formação bíblico-teológica-missionária mais ampla e formal.
Entre outras definições podemos dizer que uma igreja missionária é também uma igreja ensinadora e formadora de Cristo na vida das pessoas; trata-se de uma igreja que, ao esmerar-se no ensino busca “preparar/aperfeiçoar os santos para a obra do ministério e para que o corpo de Cristo seja edificado” (Ef. 4.12). Esse é um trabalho lento e sólido, que deve ser tratado com dedicação e com seriedade; é parte da nossa missão como igreja no mundo. Após 30 anos de trabalho missionário na Espanha, a nossa Iglesia Evangelica Presbiteriana de España começa a dar passos concretos para o estabelecimento de um centro de reflexão e formação cristã: o Instituto Presbiteriano de Teologia. Inicialmente começaremos oferecendo um curso de formação para a liderança de nossas igrejas (presbíteros, diáconos, pregadores, professores de Escola Dominical, evangelistas, etc) com dois anos de duração.
Futuramente, com a graça de Deus, pretendemos oferecer também formação teológico-missionária, bem como publicações de obras que sejam relevantes para a formação cristã, teológica, pastoral e missionária de nossas igrejas.  Nosso objetivo e desejo é a formação de líderes que exerçam seus dons, ofícios e ministérios com dedicação e consagração ao Senhor, com humildade e sincero desejo de servir, com integridade e credibilidade, com respeito e integração, com cooperação e desejo de contribuir, com espiritualidade e solidez bíblica, com boa teologia e acentuada prática pastoral e missionária.
Por fim, é muito importante contar com as orações e o apoio da nossa querida IPB, ajudando-nos na formação e no estabelecimento de mais esse trabalho missionário pioneiro que o Senhor tem posto em nossas mãos aqui na Espanha. Juntos pela evangelização e pela formação da liderança presbiteriana espanhola!

COMO ACOMPANHAR OS MISSIONÁRIOS

Se você deseja acompanhar mais de perto o trabalho dos missionários Carlos e Rosa Del Pino na base Europa, basta você acessar o site dos missionários  www.baseeuropa.blogspot.com.