Missionários da APMT realizam tradução da Bíblia em Timor-Leste

Publicado em: 28 de outubro de 2018

Categorias: Notícias

Visualizações: 1632

Tags:

JESSÉ, Helem e Rebeca Fogaça são missionários da Agência Presbiteriana de Missões Transculturais (APMT) e da Australian Society for Indigenous Languages (AUSIL – Em Português, Sociedade Australiana Para Línguas Indígenas). Atualmente, a Família Fogaça trabalha com a tradução da Bíblia no Timor-Leste, uma pequena ilha localizada no sudeste da Ásia. Na ilha há mais de 20 grupos etnolinguísticos distintos e apenas umas dessas línguas possui significativa porção do Novo Testamento.  A Família Fogaça já finalizou a tradução do Evangelho de João e já está em andamento o trabalho de tradução do Antigo Testamento com a finalização do livro de Daniel e alguns salmos para o processo final de aprovação. No entanto, o foco da equipe de tradução para o Tétum Dili (lingua nacional e co-oficial de Timor Leste) será terminar a revisão do Novo Testamento para a sua impressão completa. Recentemente, a família de missionários está celebrando auxilio de Ray e Glenda Leach, missionários australianos aposentados, residentes na cidade de Melbourne.

Familia Fogaça – Foto APMT

Eles, com seus quatro filhos foram missionários por quase 40 anos na Papua Nova Guiné. Aos 70 anos de idade Ray e Glenda se voluntariaram a dedicar quatro semanas de trabalho em Timor-Leste. Ray, muito habilidoso, construiu uma cozinha e uma pequena sala de gravação na casa em que os Fogaça estão usando para trabalhar na tradução. Timor-Leste é um país de tradição oral, com um baixo índice de alfabetização, por isso, é de grande importância a construção da sala de gravação, para os missionários produzirem em áudio tudo o que traduzirem.

A presença de Glenda foi um refrigério para toda a equipe. Ela foi responsável por ministrar cursos de costura e gastronomia. Os Leachs planejam voltar em 2019, para ajudar os Fogaça a pintar a casa e no que for possível.  Além do auxílio do casal australiano, a Igreja de Timor-Leste recebeu auxílio de uma igreja que se comprometeu a abençoar o povo timorense por meio de custeio da impressão do Breve Catecismo. Foram impressas três mil cópias do material para o curso em julho e foi realizada uma semana de treinamento para a liderança nacional das Igrejas timorenses. A Família Fogaça está no Brasil para uma temporada de visitas à família, check-up médico, fechamento de novas parcerias, revisão do Novo Testamento para a língua Tetum Dili e, é claro, descanso. Durante o período revesam hospedagem entre São Paulo e Brasília, visitando igrejas e parceiros para contar sobre a obra do Senhor em Timor-Leste.

COMO APOIAR A FAMÍLIA FOGAÇA

Caso você tenha interesse de receber notícias sobre o trabalho missionário realizado pela família Fogaça, interceder ou se tornar um parceiro em missão, contribuindo financeiramente para o custeio da tradução da Bíblia no Timor-Leste ou mesmo para realizar doações aos missionários, entre em contato através do e-mail jessefogaca@apmt.org.br ou helem_fogaca@sil.org. Você também pode obter mais informações através do site da APMT (www.apmt.org.br).

Com informações de: BRASIL PRESBITERIANO