Celebração do dia da Mulher Presbiteriana

Publicado em: 7 de fevereiro de 2019

Categorias: Notícias

Visualizações: 1650

Tags:

O dia da Mulher Presbiteriana é celebrado pela IPB em todo o Brasil no segundo domingo de fevereiro. É uma data oficial de celebrações do calendário da IPB e homenageia a todas as mulheres da igreja e não apenas as sócias da Sociedade Auxiliadora Feminina (SAF).

A primeira Sociedade Feminina da qual se tem notícia e documentos comprobatórios, é a do Recife, Pernambuco, criada em 11 de novembro de 1884, com o nome de “Associação Evangélica de Senhoras”, e tendo por finalidade realizar estudos bíblicos e arrecadar fundos para auxiliar os necessitados e a Igreja. Sua primeira Presidente foi a Sra. Carolina Smith. A segunda SAF surgiu logo a seguir, em Rio Claro, São Paulo, no dia 08 de janeiro de 1885. A primeira Presidente foi Eulália da Gama. Após estas, muitas outras foram sendo organizadas e, hoje, as SAFs estão em todas as Igrejas Presbiterianas do Brasil.

Em algumas igrejas, a SAF, com suas mulheres atuando, é mais antiga do que a própria comunidade, como é caso da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém.

Em maio de 1984 foi organizado o departamento ” Estrela de Belém” , no ponto de pregação do JD. Presd. Dutra ll congregando mulheres do bairro e imediações, iniciando com um numero de 7 sócias. O trabalho cresceu e com a transformação do Ponto de Pregação em Congregação foi necessário a criação da sociedade auxiliadora feminina, que pôr iniciativa da Presidente da Federação Cary Emericks de Souza, foi organizada a SAF Bela Jerusalém no dia 1.º de dezembro de 1985.

Para homenagear as mulheres da Igreja, o Conselho, a Junta Diaconal e a UMP organizam um jantar a ser realizado na noite deste sábado, 09/02, às 19h30 na Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém.

Você mulher Presbiteriana é nossa convidada especial.